Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Governo do Estado do Rio e Ministério das Cidades anunciam criação de grupo de trabalho para agilizar a execução de obras

Governo do Estado do Rio e Ministério das Cidades anunciam criação de grupo de trabalho para agilizar a execução de obras
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, 14 de janeiro de 2015
Núcleo de Imprensa

Governo do Estado e Ministério das Cidades anunciam criação de grupo de trabalho para agilizar a execução de obras
Objetivo é colaborar com o Tribunal de Contas da União

O governador Luiz Fernando Pezão e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, anunciaram, nesta quarta-feira (14/1), a criação de um grupo de trabalho com objetivo de dar mais celeridade à realização de obras, colaborando junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para a redução de entraves na execução de projetos.

Durante a reunião, que contou com a participação de secretários estaduais de diversas áreas e da equipe técnica do Ministério das Cidades, foram discutidos os principais gargalos em projetos em andamento no Rio de Janeiro, além de novos programas previstos para o estado em áreas como habitação, mobilidade urbana e saneamento.

De acordo com o governador, o Estado conta atualmente com R$ 8 bilhões disponibilizados pelo Ministério das Cidades para a execução de diversos projetos. Segundo Pezão, a intenção é garantir o andamento das obras enquanto o Estado se adapta às exigências do TCU.

– Temos recursos já aprovados para diversas obras nas áreas de mobilidade, habitação, com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), saneamento, dragagem de rios e contenção de encostas na Região Serrana, entre muitas outras. Temos que vencer a burocracia para dar continuidade às intervenções. Essa força-tarefa vai nos ajudar a discutir esses entraves e ajustar os projetos para que continuem. Temos uma grande obra de abastecimento de água no Recreio e na Barra da Tijuca que está parada pela necessidade de aditivos. Sabemos que interromper uma obra aumenta seus custos – disse o governador.

O ministro Gilberto Kassab ressaltou a importância da atuação do TCU e destacou que a necessidade de interrupção de obras só deveria acontecer em casos graves. Ele adiantou que o trabalho em conjunto com os estados se estenderá para todo o país. O principal desafio será o aperfeiçoamento dos mecanismos, visando à redução do número de obras paradas no Brasil.

– Queremos identificar os problemas, aperfeiçoar as parcerias e adequar os projetos. A ideia é discutir a questão e superar essas dificuldades que hoje existem. E os grupos de trabalho vão atuar nisso, ajudando o TCU a cumprir sua missão. É importante que as obras continuem, a execução seja rápida e que só sejam interrompidas em casos graves – afirmou o ministro. 

Fotos: Shana Reis
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário