Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Hemorio lança campanha para doação de sangue no Carnaval

Governo do Estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 2015
Núcleo de Imprensa

Hemorio lança campanha para doação de sangue no Carnaval
Objetivo é manter a média de 300 doadores diários

Com a finalidade de estimular a doação de sangue no Carnaval, o Hemorio lançou, nesta quinta-feira (22/01), a 12ª edição da campanha “Vista a Fantasia da Solidariedade”. A iniciativa visa a reforçar os estoques nos dias de folia. Historicamente, neste período, registra-se queda de pelo menos 50% no volume de doações voluntárias. O objetivo é manter a média de pelo menos 300 doadores diários.

– O Hemorio abastece cerca de 200 unidades de saúde em todo estado, inclusive as grandes emergências, maternidades e UTI's. Justamente no Carnaval, quando as doações costumam cair, registramos aumento na demanda por sangue e derivados – ressaltou Felipe Peixoto, secretário de Estado de Saúde, que aproveitou o lançamento da campanha para doar sangue.

A chefe do Serviço de Hemoterapia do Hemorio, Esther Lopes, também destacou a importância da ação.

– Os doadores voluntários costumam viajar no Carnaval e isso compromete os estoques. Campanhas são sempre muito importantes porque, sem dúvida, contribuem para conscientizar doadores – afirmou Esther.

Atualmente, no Brasil, apenas 2% da população doa sangue com regularidade. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 5%.

O “bloco da solidariedade”

O Rei Momo, a rainha e as princesas do Carnaval, a porta-bandeira da Beija-Flor, Selminha Sorriso, e integrantes da bateria da Unidos de Vila Isabel se apresentaram na sede do Hemorio, no Centro.

– Carnaval é sinônimo também de solidariedade: dá para viajar, se divertir e ainda reservar um momento para doar sangue – destacou Selminha Sorriso.]

O Rei Momo Wilson Neto também convocou a população: É preciso colaborar. Doar sangue é salvar vidas.

Doador voluntário, o militar Kayque de Oliveira, elogiou a iniciativa.
– Faço questão de doar frequentemente – afirmou.

Carlos Soares Rocha, também militar, é outro assíduo colaborador do Hemorio.

– As pessoas precisam se mobilizar. Há seis anos me conscientizei disso e me tornei doador – disse.

Quem pode doar sangue?

Para ser doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, apresentar documento original de identidade (com foto), ter entre 16 e 68 anos de idade e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Bebidas alcoólicas não podem ser ingeridas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos responsáveis legais. O modelo da declaração pode ser adquirido no site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br

Há 25 unidades de coleta de sangue em todo o estado. Endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos por meio do Disque-Sangue (0800 282 0708). Por meio do teleatendimento é possível também esclarecer dúvidas e agendar doação com hora marcada.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca nº 8, no Centro do Rio, ao lado do Campo de Santana, e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7 às 18 horas. Importante destacar que o Hemorio estará aberto durante o Carnaval.
Hemorio lança campanha para doação de sangue no Carnaval

Fotos:Salvador Scofano
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário