Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Instituto Vital Brazil vai fornecer 320 mil ampolas ao Ministério da Saúde

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
Quinta-feira, 8 de janeiro de 2015
Núcleo de Imprensa

Instituto Vital Brazil vai fornecer 320 mil ampolas ao Ministério da Saúde- Fabricação de soros está em andamento na nova área de produção do instituto

O Governo do Estado vai fornecer, até o fim do ano, 320 mil ampolas de medicamento (soro) ao Ministério da Saúde. A fabricação está em andamento na nova área de produção do Instituto Vital Brazil, inaugurada em dezembro. Com investimento na ordem de R$ 35 milhões, o espaço passou a concentrar todas as etapas de desenvolvimento dos soros antipeçonhentos, antitetânico e antirrábico. O instituto também investiu na compra de equipamentos que aumentarão a produção em 50%.

A remodelação fez parte do processo de adequação aos parâmetros exigidos pela Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa/Anvisa). Entre as vantagens do espaço estão o aumento da capacidade de produção de soros, a diminuição do risco de contaminação microbiana e a melhoria da eficiência na produção.

- A nova área tem como objetivo a certificação das Boas Práticas de Fabricação - explicou o presidente do Instituto Vital Brazil, Antônio Werneck. 

O instituto é um laboratório oficial e fornece oito tipos diferentes de soros hiperimunes para o Ministério da Saúde. Apenas em 2013, 206 mil ampolas foram entregues aos pacientes do SUS e ajudaram a salvar mais de 158 mil pessoas acidentadas, de acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação.

Medicamento especializado

Nos próximos meses, o Vital Brazil passará a produzir o medicamento Octreotida, utilizado no tratamento da acromegalia (gigantismo). A produção faz parte de um compromisso firmado com o Ministério da Saúde, em 2010, que garante a compra do medicamento produzido pelo instituto. Atualmente, esse remédio é importado pelo governo federal.

A pesquisa é desenvolvida pelo Vital Brazil há cinco anos e foi financiada pelo Governo do Estado, em parceria com o laboratório Hygeia e a UFRJ. Em 2014, foram produzidos os primeiros lotes pilotos da solução injetável. A expectativa é de que a produção tenha início em outubro.

O Instituto Vital Brazil, ligado à Secretaria de Saúde, é um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário