Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Mais quatro trens chineses desembarcam no Rio

Mais quatro trens chineses desembarcam no Rio
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 8 de janeiro de 2015
Núcleo de Imprensa

Mais quatro trens chineses desembarcam no Rio
Composições se somarão a outras 20 já em operação na SuperVia

Mais um lote de quatro trens chineses desembarcou nesta quinta-feira (8/1) no Porto do Rio. As composições, com quatro vagões cada, têm capacidade para transportar 1.200 passageiros e vão acrescentar 48 mil lugares à oferta diária do sistema ferroviário.

Dos 70 trens chineses adquiridos pelo Governo do Estado, 20 já estão em operação. Outros oito passam por testes no pátio da SuperVia, em Deodoro, e devem ser integrados à frota até fevereiro. Todos são equipados com ar-condicionado, bagageiros, câmeras de segurança, telas de LED e circuitos interno e externo de TV.

As composições chinesas fazem parte da renovação do sistema ferroviário do Rio, iniciada em 2012, quando começaram a entrar em circulação 30 trens fabricados pelo consórcio chinês National Machinery Import & Export Corporation, em 2009. O investimento, financiado pelo Banco Mundial, somou US$ 166 milhões. A negociação entrou para a história do banco como a licitação pública mais rápida já realizada na América do Sul e com o menor preço de custo praticado no mercado internacional.

- Até agosto deste ano, serão 70 novos trens circulando na SuperVia. Os trens mais antigos serão retirados de circulação, o que vai garantir maior eficiência e pontualidade ao sistema, além de mais comodidade e qualidade ao passageiro - disse o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

Em 2012, o Governo do Estado adquiriu 60 trens chineses, com custo total de U$ 306 milhões, também financiados pelo Banco Mundial – novamente pelo menor preço já praticado mundialmente. No fim de 2013, foi feita a compra, pelo Estado, de mais 10 trens, totalizando 100 novas composições chinesas desde 2007.

Trens nacionais reforçam sistema ferroviário

Ainda dentro do plano de modernização da frota do sistema ferroviário, a SuperVia adquiriu 10 trens nacionais, que foram montados em fábrica própria da concessionária. Todos já estão em operação. Compostos por oito carros, as composições também contam com ar-condicionado, sistema de travamento de portas durante as viagens e capacidade para transportar até 2,4 mil passageiros.

Em 2007, a SuperVia transportava, em média, 325 mil passageiros por dia. Atualmente, mais de 620 mil pessoas usam os trens diariamente. São 200 trens, sendo 135 refrigerados - o que corresponde a mais de 68% da frota – e uma oferta de 2,1 milhões de lugares em 1.065 viagens diárias. Até o final deste ano, toda a frota de trens será refrigerada.

Fotos: Henrique Freire
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário