Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Projeto Sorriso Especial amplia número de cirurgias dentárias no estado do Rio

Governo do Estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 2015
Núcleo de Imprensa

Projeto Sorriso Especial amplia número de cirurgias dentárias
Iniciativa atende crianças e adultos com necessidades especiais

O projeto Sorriso Especial, que funciona no Hospital Estadual Rocha Faria, em Campo Grande, ampliou o número de cirurgias dentárias e exames realizados com anestesia em crianças e adultos com necessidades especiais. No ano passado, foram realizados 416 procedimentos com sedação. 

- É um tratamento que requer muitos cuidados. Atendemos crianças, jovens e adultos de todo o Estado do Rio de Janeiro com Paralisia Cerebral, Autismo, Síndrome de Down, entre outras doenças - explicou o coordenador do projeto, Carlos Jorge Campos Fernandes.

No total, nove cirurgiões dentistas, seis técnicos de enfermagem e dois enfermeiros trabalham no Sorriso Especial. Todos os pacientes atendidos pela iniciativa são de alta complexidade, ou seja, não permitem nenhuma abordagem médica sem procedimentos de sedação.

Mãe de Sidnei Júnior, de 22 anos, portador de Síndrome de Down, Ana Paula da Silva, de 38 anos, procurou por anos o atendimento adequado para o filho.

- Percorri inúmeros locais para poder dar um tratamento dentário para o Sidnei, que tinha problemas com cáries. Aqui tive o suporte que precisava. Meu filho já arrancou alguns dentes em um primeiro procedimento e está fazendo exames para uma nova etapa do tratamento - afirmou Ana Paula. 

Ambulatório infantil

O Governo do Estado inaugurou, em novembro do ano passado, o ambulatório do projeto Sorriso Especial na Unidade Pré-Hospitalar fixa Almir Dutton, o Rochinha, que integra as instalações do Hospital Rocha Faria. O espaço atende a casos de pequena complexidade. Atividades de prevenção à saúde bucal estão entre os serviços prestados no local, equipado e decorado com temas infantis para tornar o atendimento mais confortável.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário