Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Secretaria de Educação do estado do Rio amplia programas de intercâmbio

Governo do Estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, 17 de janeiro de 2015
Núcleo de Imprensa

Secretaria de Educação amplia programas de intercâmbio
Governo do Estado já promoveu mais de 20 experiências internacionais

A Secretaria de Educação ampliou as ações em parceria com instituições internacionais, permitindo que estudantes e professores participem de intercâmbios em países como a França. Desde 2012, o Governo do Estado já realizou mais de 20 experiências para trocar informações sobre gestão escolar. Além dos colégios de Ensino Médio Intercultural, que fazem parte do programa Dupla Escola, outras unidades que oferecem cursos de idiomas também já garantiram viagens aos alunos. Este ano, a previsão é firmar novas parcerias com os Estados Unidos, a China e a Espanha. Docentes de outros países também serão recebidos nas escolas da rede estadual.

- Dentro do planejamento da nossa política educacional, a iniciativa também torna o Rio de Janeiro uma referência da Educação Básica, tanto no cenário nacional quanto no internacional - disse o subsecretário de Gestão de Pessoas, Antoine Lousao.

De acordo com o assessor-chefe de Planejamento da Secretaria de Educação, Adriano Giglio, a intenção é enviar estudantes do Rio, durante uma semana, para um dos países parceiros e também receber alunos estrangeiros.

- Nossa intenção é possibilitar que mais jovens participem desse tipo de atividade. Este ano, teremos condições melhores de incrementar o intercâmbio, porque os alunos já estão mais fluentes no idioma, potencializando a troca de experiências - explicou Giglio.

Encontros interculturais

A professora Sany Medeiros, do Ciep 449 – Leonel de Moura Brizola, em Niterói, foi a primeira docente da rede estadual selecionada para participar de um programa de intercâmbio entre Brasil e França. Em setembro do ano passado, ela embarcou para Paris, onde leciona Língua Portuguesa, com variante brasileira, aos alunos franceses. O intercâmbio terá a duração de um ano.

- Minha expectativa é dupla, ou seja, quero poder me engajar no projeto da escola intensamente a fim de permitir que os alunos franceses progridam gradativamente, mas também estabelecer trocas com meus estudantes do Rio de Janeiro - disse Sany. 

Este mês, uma nova docente viaja para Paris para realizar um intercâmbio nos mesmos moldes. Em abril de 2014, quatro alunos do curso de árabe do Colégio Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador, participaram de uma conferência promovida pela Fundação Qatar, que aconteceu em Doha e reuniu jovens do mundo inteiro. João Capucho, de 18 anos, foi um dos participantes.

- Foi uma experiência muito boa, que todos deveriam ter a oportunidade de vivenciar. Pude exercitar mais o inglês e o árabe, e perceber o quanto é importante ter o conhecimento de outro idioma - afirmou o jovem.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário