Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Carnaval 2015 terá reforço de 15,5 mil policiais por dia nas ruas do Rio de Janeiro

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015
Núcleo de Imprensa

Carnaval terá reforço de 15,5 mil policiais por dia nas ruas
Câmeras também serão usadas para garantir a segurança no Sambódromo

A Polícia Militar vai reforçar o policiamento em todo o Estado do Rio com 15.500 agentes e 3.332 viaturas a mais por dia durante o Carnaval. O esquema de segurança será implantado nesta sexta-feira (13/2) e permanecerá até sábado (21/2), exceto na sexta-feira (20/2).

O Sambódromo terá 457 policiais e 55 viaturas por dia de sexta a terça (13 a 17/2) e no sábado (21/2). Também haverá três setores de radiopatrulha do 4​º​ BPM (São Cristóvão) para atender as ocorrências específicas de Carnaval.

Além disso, 65 câmeras da ​Liga Independente das Escolas de Samba​ do Rio de Janeiro (Liesa​)​ farão o monitoramento de toda a extensão da Avenida Marquês de Sapucaí​. As imagens serão compartilhadas em tempo​ real com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde haverá representantes d​o Centro de Controle Operacional​, do Estado Maior e de Comandos Intermediários​ da Polícia Militar​​, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, na esfera estadual, CET-Rio, Guarda Municipal​ e MetrôRio​.

Também haverá reforço no policiamento para os blocos Bola Preta (sábado, 14/2, no Centro), Simpatia é Quase Amor (domingo, 15/2, em Ipanema) e Monobloco (domingo, 22/2, no Centro), que têm previsão de reunir 2 milhões de pessoas. Serão 580 policiais e 74 viaturas no total, de acordo com o público esperado em cada desfile. Na Avenida Intendente Magalhães, que também recebe blocos carnavalescos, serão 44 policiais e seis viaturas por dia.

Proteção LGBT

Durante os dias de folia também será realizado policiamento adicional aos eventos voltados para o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros​). Semelhante a ação desenvolvida no Réveillon, o Projeto "Carnaval com Direitos" é realizado em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos​ e será implantado em todo o estado. O objetivo é diminuir a violência, coibindo casos de homofobia, crimes de ódio e atos de intolerância.

Nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), 566 policiais reforçarão o trabalho dos 1.390 que fazem o patrulhamento diariamente. Além disso, os Batalhões de Choque e de Operações Policiais Especiais (Bope) farão ações específicas em algumas comunidades.

Além da operação de Carnaval, também continua em andamento a Operação Praia , com reforço de 300 policiais, 38 viaturas, sendo uma aeronave, por dia na orla carioca.

-​ Além do policiamento do dia a dia teremos ​outras frentes com patrulhamento nas praias, no Campeonato Carioca, nos blocos e no Sambódromo.​ Teremos o reforço dos 6 mil policiais que ingressaram na corporação desde o ano passado​ e de outros 5 mil ​que​voltaram de férias.​ ​Esse planejamento foi feito ​para ​otimizar e atender ​a ​todas as demandas do Estado do Rio para que possamos ter um Carnaval seguro e passar esses cinco dias ​com tranquilidade​, oferecendo um bom serviço​ ​a população do Rio e aos turistas​ - disse o subchefe do Estado Maior Operacional, coronel Cláudio Lima Freire​.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário