Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Governo do Rio lança nova campanha para estimular uso inteligente da água

Governo do Rio lança nova campanha para estimular uso inteligente da água - “Toda gota conta! E a gente conta com você!”
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015
Núcleo de Imprensa

“Toda gota conta! E a gente conta com você!”

Governo do Rio lança nova campanha para estimular uso inteligente da água

“Toda gota conta! E a gente conta com você!”. Esse é o principal chamamento da nova campanha institucional do Governo do Estado pelo consumo inteligente da água no Rio de Janeiro. Protagonizadas pelo ator Marco Nanini, as peças publicitárias serão veiculadas, a partir deste sábado (14/2).

Num dos textos direcionados à TV, Marco Nanini provoca o telespectador: “Você sabia que uma torneira pingando desperdiça 46 litros de água por dia? Então, que tal aproveitar o intervalo e conferir se as torneiras estão bem fechadas? Toda gota conta! E a gente conta com você!”. Já é possível assistir aos filmes no www.todagotaconta.com.br.

– A nova campanha alerta para importantes mudanças de hábitos no ambiente doméstico. Assim como os governos, a população precisa reavaliar seu comportamento em relação ao uso da água – afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.

A campanha será exibida na TV em vídeos de 60, 30 e 15 segundos e também em spots de rádio e anúncios em jornais.

A diminuição do tempo usado para tomar banho e a eliminação do hábito de lavar calçadas com mangueira são algumas das mensagens que serão levadas ao público.

– O mundo passa por mudanças climáticas e ambientais que vão exigir que estejamos preparados para a economia permanente de água. Trata-se de um bem finito e temos que preservá-lo – observou Jorge Briard, presidente da Cedae. 

Segundo Briard, o sistema hídrico do estado vem passando por avaliações quase diárias a fim de medir os níveis dos reservatórios. A Cedae também diminuiu o prazo para o conserto de vazamentos, de 72 horas para 48 horas.

– Vamos fazer intervenções emergenciais e estruturais para atravessar esse período de crise. Momentos como esse que estamos passando têm sido cada vez mais frequentes e intensos. Por isso, a companhia está investindo cada vez mais em tecnologia e otimização dos seus processos – explicou Briard.

O secretário do Ambiente, André Corrêa, aproveitou para lembrar que o Governo do Estado já vem adotando medidas nos últimos anos para garantir água para população:

– Já economizamos 450 milhões de litros de água desde maio do ano passado em decorrência de ações preventivas adotadas pelo Governo do Estado. Vamos avançar na política de reúso do recurso, encaminhando para a Assembleia Legislativa um projeto de reúso industrial. Estamos buscando mais medidas para garantir a segurança hídrica em nosso estado.

Esbanja e Manera: precursores da mudança de hábitos

Os irmãos Esbanja e Manera antecederam Marco Nanini no combate ao desperdício. Os personagens dão vida à campanha lançada em novembro do ano passado, antes da chegada do verão, pelo Governo do Estado.

O primeiro personagem, como sugere o nome, vivia desperdiçando água. O outro, o Manera, era um menino consciente, que passava o tempo todo lembrando o irmão esbanjador da necessidade de economizar água.

Nos filmes e anúncios impressos, os irmãos Esbanja e Manera viviam situações do cotidiano, como tomar banhar, escovar os dentes, fazer a barba, entre outros.

Nas rádios, o jingle, criado por Martinho da Vila, chamava a atenção do ouvinte para a importância de se comportar como o Manera e usar a água de forma racional.

O jingle e os filmes estão disponíveis para download no site da Cedae (www.cedae.com.br).

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário