Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Operação Lapa Presente reforça equipe para atuar no Carnaval do Rio

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Secretaria de Estado de Governo
Rio de Janeiro, 12 de fevereiro de 2015
Núcleo de Imprensa

Operação Lapa Presente reforça equipe para atuar no Carnaval

Esquema especial terá início na próxima sexta-feira com aumento de 30% do efetivo

A Operação Lapa Presente (OLP), da Secretaria de Estado de Governo, vai aumentar em 30% o efetivo durante o período de Carnaval. O reforço no policiamento terá início na próxima sexta-feira (13/02) e vai até a quarta-feira de cinzas (18/02). Ao todo 180 agentes vão fazer o patrulhamento a pé e de bicicleta pelas ruas da Lapa, coibindo roubos, além da venda e o uso de drogas.

- O objetivo principal da operação é garantir o direito de ir e vir de todos que frequentam a Lapa, ainda mais nessa época do ano em que a região recebe muitos cariocas e turistas. Queremos que os foliões se divirtam, mas com segurança – explicou o coordenador da operação, Edson Soeiro.

Edson destacou ainda a importância da integração com os outros órgãos para promover o ordenamento urbano e ações sociais, como o acolhimento de moradores de rua.

“Já ultrapassamos a marca de 12 mil acolhimentos de população de rua, uma das grandes demandas daquela região. A parceria com todos que trabalham nessa operação é fundamental”, ressaltou Soeiro.

Oito órgãos dos governos estadual e municipal atuam coordenados na OLP: Secretaria de Estado de Governo, Polícia Militar, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública, de Assistência Social, de Conservação e de Transportes, além da Comlurb.

Além do patrulhamento durante toda a noite, o Disque Lapa Presente também estará de plantão no período de Carnaval, entre 21h30 e 5h30, para prestar atendimento e receber denúncias, pelos telefones (21) 97954-2424 e 97954-2525.

Números da OLP

Lançada pela Secretaria de Estado de Governo com o objetivo de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos moradores e frequentadores da região do Rio Antigo, a Operação Lapa Presente deu início às suas ações de fiscalização no dia 1º de janeiro de 2014. Desde então, até a madrugada de 11/02, os agentes cumpriram 220 mandados de prisão – sendo nove por homicídio, 96 por roubo, 51 por furto, 27 por tráfico de drogas e 37 por outros crimes.

Além disso, 1.809 pessoas foram detidas por porte de entorpecentes, sendo 1.718 detidas por posse para consumo e 91 presas por tráfico de drogas. Também foram conduzidas à delegacia 27 pessoas por porte de arma branca, 15 por portar arma de fogo, 165 por roubo e furto e 474 por outros delitos. Foram aprendidos também aproximadamente 9 kg de drogas (maconha, cocaína, crack e ecstasy).

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social foram realizadas 12.620 ações de acolhimento a moradores de rua. Foram realizadas ainda ações de fiscalização em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, onde 175 veículos foram rebocados por apresentarem alguma irregularidade.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário