Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Pezão se reunirá com pesquisadores da UFRJ para discutir alternativas para amenizar efeitos da crise hídrica

Governo do Estado do Rio de Janeiro
Domingo, 01 de fevereiro de 2015
Núcleo de Imprensa

Pezão se reunirá com pesquisadores da UFRJ para discutir alternativas para amenizar efeitos da crise hídrica

O governador Luiz Fernando Pezão afirmou neste domingo (1/2), durante a posse dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que vai convidar pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para tratar de alternativas que contribuam para amenizar os efeitos da crise hídrica. Nos próximos dias, o governador também receberá técnicos de Israel e da Espanha para discutir projetos de dessalinização da água do mar. 

– Estou marcando uma série de audiências com pesquisadores da UFRJ, que já vêm fazendo investimentos nesse setor, e vamos intensificar os trabalhos com água de reúso e energia alternativa. Estou aberto a todas as contribuições, tanto do Brasil como do exterior – afirmou o governador.

Pezão disse ainda que, até o fim deste mês, vai enviar à Alerj um projeto de lei que prevê a implementação de uma política de reúso de água pelas empresas instaladas no Estado do Rio.

– Vamos enviar uma mensagem junto com a Cedae e a Secretaria do Ambiente estabelecendo que as empresas utilizem a água de reúso, principalmente no caso de instalações industriais – ressaltou.

O governador também reafirmou que a prioridade é o abastecimento humano e que não haverá sobretaxa de água. O Rio de Janeiro já possui um sistema tarifário que beneficia quem consome menos.

– O sistema da Cedae já é assim: quem consome mais, paga mais – explicou Pezão.

O governador voltou a dizer que vai suspender incentivos fiscais de empresas que não cumprem suas obrigações com o Estado.

– Há uma série de ações que estou discutindo com a Secretaria da Casa Civil e com a Procuradoria Geral do Estado. Uma delas é que as empresas que recebem incentivo fiscal e crédito da nossa agência de fomento não possam depositar em juízo. O Estado precisa destas receitas. Estas medidas serão discutidas com o Parlamento. Vou precisar da colaboração de todos para que possamos avançar com ações importantes no Estado – afirmou o governador.

Estado lança nova campanha sobre economia de água

O Governo do Estado prepara uma nova campanha institucional para conscientizar a população do Rio de Janeiro sobre a importância de economizar água. A ação publicitária irá ao ar nos próximos dias. 

- Na sexta-feira passada, aprovamos a nova campanha que sera lançada em breve. Contamos também com o apoio da população - destacou Pezão.

Atualmente, está no ar uma campanha lançada em novembro do ano passado, antes da chegada do verão, para chamar a atenção dos fluminenses sobre desperdício e economia de água.

A campanha que está no ar é ilustrada por dois personagens, os irmãos Esbanja e Manera. O primeiro, como diz o nome, vive desperdiçando água. O outro, o Manera, é um menino consciente, que passa o tempo todo lembrando o irmão esbanjador da necessidade de economizar água.

Nos filmes e anúncios impressos, os irmãos Esbanja e Manera vivem situações do cotidiano, como tomar banhar, escovar os dentes, fazer a barba, entre outros. Nas rádios, o jingle, criado por Martinho da Vila, chama a atenção do ouvinte para a importância de ser o Manera e economizar água.

Os filmes, comerciais e anúncios estão sendo veiculados em rádios, televisões e jornais impressos. Os filmes e o jingle estão disponíveis para download no site da Cedae (www.cedae.com.br).

Fotos: Carlos Magno
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário