Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de março de 2015

Banco de Perfis Genéticos da Polícia Civil do estado do Rio recebe prêmio

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 20 de março de 2015
Núcleo de Imprensa

Banco de Perfis Genéticos da Polícia Civil recebe prêmio
Unidade apresentou resultados expressivos na elucidação de crimes

O Banco de Perfis Genéticos do Estado do Rio de Janeiro, do Instituto de Pesquisa e Perícia em Genética Forense, da Polícia Civil, ganhou reconhecimento nacional. A Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, do Ministério da Justiça, premiou a unidade pelo trabalho desenvolvido em 2014.

O relatório cita o Banco de Perfis Genéticos do Rio e apresenta os principais resultados obtidos pela sua rede integrada até o dia 28 de novembro de 2014.

Segundo a Rede Integrada, a Polícia Civil do Rio foi a primeira instituição no Brasil a identificar o corpo de um jovem, desaparecido em 2012, em Antares, na Zona Oeste, em novembro de 2013, com o uso do banco de perfis genéticos. Este dado é apresentado com destaque no relatório aprovado pelo Comitê Gestor da Rede.

O Banco de Perfis Genéticos do Rio utiliza uma tecnologia semelhante a um software, que responde pelo nome em inglês de Combined DNA Index System (Codis). O programa foi importado do FBI em 2010, por intermédio de um convênio firmado com a Polícia Civil, e entrou em funcionamento em 2013. O banco criminal reúne perfis de vestígios como sangue, sêmen e unhas deixados em locais de crimes.

O Banco de Perfis Genéticos do Estado do Rio de Janeiro já vem mostrando resultados, no auxílio às investigações criminais, especialmente na identificação de pessoas desaparecidas.

- Isso é importante para a sociedade, principalmente para famílias que têm parentes desaparecidos - disse a administradora do banco, Tatiana Hessab.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário