Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de março de 2015

Exposição reúne fotos feitas por jovens de comunidades com UPPs do Rio

Exposição reúne fotos feitas por jovens de comunidades com UPPs do Rio
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 6 de março de 2015
Núcleo de Imprensa

Exposição reúne fotos feitas por jovens de comunidades com UPPs
Mais de 200 imagens estão na mostra, que pode ser conferida no Museu da República

O Jardim do Museu da República, no Catete, é cenário de uma exposição diferente. A mostra Conexões de Olhares reúne mais de 200 fotos feitas por crianças e adolescentes de 12 comunidades pacificadas. As imagens mostram a cidade e o lugar onde vivem, sob um ponto de vista diferente dos cartões-postais tradicionais.

A mostra, que fica aberta à visitação até o dia 3 de maio, reúne imagens das comunidades Santa Marta, Tabajaras, Mangueira, São Carlos, Formiga, Andaraí, Complexo do Alemão, Providência, Cidade de Deus, Macacos, Morro Azul e Borel.

Iniciativa do Sistema Firjan, por meio do programa Sesi Cidadania, a exposição é um presente ao Rio de Janeiro pelos seus 450 anos. 

Os jovens, com idade entre 10 a 16 anos, participaram de oficinas de fotografia ministradas pela fotojornalista japonesa Hikaru Nagatake, que realiza em várias partes do mundo o Wonder Eyes Project. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver a criatividade de crianças e adolescentes por meio da fotografia. Com câmeras simples, eles retratam sua visão sobre a beleza do ambiente onde moram.

Um dos fotógrafos é o estudante Fabrício de Souza Sepúlveda, de 15 anos, morador do Andaraí. A experiência o marcou tanto que agora ele quer ser fotógrafo.

- Quando as pessoas olharem para as minhas fotografias vão sentir uma energia positiva - disse Fabrício. 

Experiência aprovada

Morador do Morro Azul, Cleiton Sobrinho Macário, 13 anos, também participou do projeto Wonder Eyes, em 2013. Ele aprovou o curso e repetiu a oficina.

- Minha foto preferida é a do Cristo Redentor, que eu tirei em cima de uma laje. De lá, dá para ver o Pão de Açúcar e a Praia de Copacabana também - afirmou Cleiton. 

Durante os domingos deste mês, o público também contará com shows musicais, sempre às 10h. O Museu da República fica na Rua do Catete, 153, no Catete. 

Foto: Bruna Basílio
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário