Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de março de 2015

Fórum elege nesta terça, dia 31, o novo Conselho da Mulher de Teresópolis

TERESOPOLIS
Fórum elege nesta terça, dia 31, o novo Conselho da Mulher
Palestrantes renomadas debaterão temas relacionados ao movimento de mulheres

Teresópolis, 30 de março de 2015 – Será realizado nesta terça-feira, 31 de março, o Fórum de Eleição da nova composição do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, para o biênio 2015/2017. Com mesa redonda sobre temas relacionados ao movimento de mulheres, o evento acontecerá das 9h às 13h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675, Várzea).

Uma das palestrantes é a deputada estadual Martha Rocha, empossada recentemente como vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro). A ex-delegada foi chefe de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, titular da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher-RJ e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim-RJ).

Outra palestrante convidada é a advogada Joselice Cerqueira, militante do movimento feminista desde a década de 1970 e ex-presidente da Comissão OAB Mulher. Ela participou da instalação do Cedim-RJ, da criação do Conselho da Mulher de Teresópolis e foi a primeira secretária dos Direitos da Mulher no município. Atualmente, Joselice Cerqueira é assessora de gênero da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro (SPM-Rio).

Também estarão presentes a consultora do ILCT para a Agenda 21/Comperj, Lucila Martinez Cáceres, e a coordenadora do Centro de Cidadania LGBT Serrana, Silvia Furtado.

Qualquer pessoa interessada poderá acompanhar a mesa redonda. Entretanto, estarão aptas a votar no Fórum de Eleição as delegadas inscritas no fórum, inclusive as seis representantes do Poder Público. Dentre as candidatas, serão escolhidas 18 entidades, por meio de votação aberta. Serão eleitas, ainda, seis mulheres, sendo três titulares e três suplentes, que demonstrem interesse na causa, e que não estejam vinculadas a nenhum grupo da sociedade civil organizada.

Criado em 1993, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher é vinculado à Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher. Órgão de caráter permanente, propositivo, deliberativo e fiscalizador da política de defesa e promoção dos direitos da mulher, é composto por representantes de entidades de classe, do poder público e por mulheres sem vínculos com instituições, porém todas integradas à causa. Tem como função a implementação de políticas públicas comprometidas com a superação de preconceito e desigualdade de gênero no âmbito municipal, entre outras atribuições.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário