Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de março de 2015

ONU destaca Rio Rural como referência em desenvolvimento sustentável

ONU destaca Rio Rural como referência em desenvolvimento sustentável

Programa estadual incentiva a produção agropecuária integrada com práticas de conservação ambiental

O relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), divulgado na semana passada, que alertou para a necessidade de melhoria da gestão dos recursos hídricos no planeta, cita o programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, como referência mundial. O documento, produzido pela Unesco ( Agência das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), indica risco de redução de até 40% das reservas de água no mundo se não forem priorizadas medidas de redução do desperdício e da poluição.

Executado em parceria com o Banco Mundial, o Rio Rural vem incentivando agricultores familiares fluminenses na adoção de boas práticas agrícolas e de preservação ambiental. Mais de R$ 150 milhões já foram investidos em ações, beneficiando comunidades rurais de 251 microbacias hidrográficas no estado.

Projetos como proteção de nascentes, de áreas de recarga hídrica e de recuperação de matas ciliares, implantados em pequenas propriedades rurais, mostram na prática que a utilização sustentável dos recursos naturais é o caminho para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas. As práticas de conservação hídrica possibilitam melhor infiltração e retenção da água no solo. Muitos produtores apoiados pelo programa estão superando mais facilmente as consequências da longa estiagem no estado.

Com a utilização de recursos do incentivo, os agricultores passam a adotar práticas, manejos e tecnologias mais racionais, intensificando a obtenção de resultados em áreas menores e liberando outras, que estavam em uso, para a preservação.

De acordo com o secretário de Agricultura, Christino Áureo, o documento da ONU reconhece os esforços do Rio Rural para que os produtores sejam remunerados pelos serviços ambientais realizados em suas propriedades.

– Em várias ocasiões, tivemos a oportunidade de apresentar internacionalmente as práticas de conservação ambiental que incentivamos e suas estratégias de sustentabilidade financeira. O compromisso é promover o desenvolvimento rural de longo prazo, protegendo o ambiente e garantindo que os investimentos de hoje gerem frutos por muitas gerações – explicou o secretário.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário