Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Alunos de Edificações ganham laboratório de sistemas construtivos no Rio

Alunos de Edificações ganham laboratório de sistemas construtivos no Rio
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Terça-feira, 31 de março de 2015
Núcleo de Imprensa

Alunos de Edificações ganham laboratório de sistemas construtivos
Investimento de R$ 400 mil vai beneficiar 228 alunos de unidade do programa Dupla Escola 

Os 228 alunos do curso técnico em Edificações do Centro Interescolar Estadual Miécimo da Silva, em Campo Grande, na Zona Oeste, agora contam com um laboratório de sistemas construtivos de última geração. Inaugurado nesta terça-feira (31/3), o espaço foi construído a partir de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, e a empresa Lafarge.

Com investimento de R$ 400 mil, o laboratório de 80 metros quadrados conta com áreas para testes de cimento e agregados, e de concreto e argamassa. O colégio é uma das 28 unidades do Programa Dupla Escola, que alia o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.

- Quero transformar o máximo de escolas em horário integral para dar oportunidades aos jovens de realizarem seu Ensino Médio e saírem com uma profissão. Já temos muitas escolas em parceria com o setor privado e vamos fazer uma série de outras. Não há ambiente melhor do que a escola, porque é aqui que os cidadãos são formados - disse o governador Luiz Fernando Pezão.

O secretário de Educação, Antônio Neto, destacou a importância da formação de profissionais para atuarem na indústria da Construção Civil e Transformação.

- Estamos elevando a qualificação dos alunos com a instalação desse laboratório de última geração. A ideia é juntar as duas forças: a experiência do setor público na área de educação e a agilidade do setor privado para que possamos fazer um curso profissionalizante com mais qualidade – afirmou o secretário.

Preparação para o mercado de trabalho

Aos 27 anos, o pintor André Luiz Pereira, cursa o segundo ano no turno da noite e acha que o laboratório vai ajudar a ampliar conhecimentos.

- Veremos na prática tudo que aprendemos na teoria. O professor fala em sala de aula e muitos alunos não conhecem os equipamentos e materiais, principalmente na parte de geometria. 
Com o laboratório vai melhorar 100%, porque a prática que vai nos levar à perfeição – explicou André.

No último ano do Ensino Médio, Rebeca Estêvão Dias, de 17 anos, pretende cursar Engenharia Civil depois que terminar a escola.

- Já tivemos bastante embasamento técnico e teórico e agora vamos poder vivenciar a profissão. Aqui aprendemos também sobre postura profissional e já chegaremos à faculdade com um conhecimento a mais em relação aos outros alunos – disse Rebeca.

Fotos: André Gomes de Melo
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário