Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Estado do Rio reconstrói mais de 90 pontes na Região Serrana

Ponte Secretário - Petrópolis RJ
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
Rio de Janeiro, 20 de abril de 2015
Núcleo de Imprensa

Estado reconstrói mais de 90 pontes na Região Serrana 
Vinte e quatro passagens foram vistoriadas pelo governador nesta segunda-feira

O Governo do Estado está reconstruindo 92 pontes na Região Serrana, beneficiando o escoamento da produção agropecuária e industrial dos municípios prejudicados pelas enchentes de janeiro de 2011. Nesta segunda-feira (20/4), o governador Luiz Fernando Pezão e uma equipe de técnicos vistoriaram 24 acessos importantes das cidades de Petrópolis e Sumidouro, reconstruídos em parceria com o governo federal e o Banco Mundial. No início do mês, o governador visitou pontes em Teresópolis, Nova Friburgo e Bom Jardim. 

– Estou muito satisfeito em retornar a essa região e ver a qualidade das pontes que estão devolvendo a cidadania e a dignidade para a população. Quero ir a todas as pontes que reconstruímos e assumir o compromisso de erguer outras, substituindo as de madeira e gerando economia para as cidades – disse o governador.

Foram aplicados R$ 101,7 milhões para a recuperação das 92 pontes. As obras estão sendo executadas pelas secretarias de Obras e de Agricultura e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Do total, já foram entregues 82 pontes. As 10 restantes deverão ficar prontas ainda este ano. Além dessas 92, o DER e a Secretaria de Agricultura reconstruiu outros acessos e pontilhões, com recursos próprios.

Em Sumidouro, foram vistoriadas 16 pontes, 12 reconstruídas pela Secretaria de Agricultura e quatro pelo DER: Dona Mariana sobre o Córrego Vermelho I e II; Sertão da Cascata; Caramandu; Soledade II; Benfica; Botafogo; sobre o Rio Lambari; São Lourenço de Cima; São Lourenço de Baixo; sobre o Rio Paquequer I e II; sobre o Córrego da Porteira Verde; Piedade; Soledade III e Soledade continuação.

– Essas melhorias são fundamentais para o agricultor porque sua produção é essencial para a economia da cidade. Hoje, 80% da nossa população reside na zona rural e essas ações são fundamentais para fixar o homem no campo, porque é ele que leva alimentação para as capitais e outras cidades – ressaltou o prefeito de Sumidouro, Juarez Gonçalves.

Em Sumidouro, as antigas pontes de madeira foram substituídas por estruturas de alvenaria, aumentando a segurança da população e garantindo o escoamento da produção de hortaliças, frutas e carnes.

– Estou muito feliz com as pontes novas. As antigas eram de madeira e desabavam com as chuvas fortes – afirmou Alan da Silva, produtor rural da região de São Lourenço, de 30 anos.
Ponte Rio Lambari - Sumidouro RJ

Acessos ampliam produtividade na Serra

Em Petrópolis, o governador visitou seis pontes reconstruídas pelo DER – cinco no Vale do Cuiabá e uma no distrito de Secretário – e duas passarelas erguidas pela Secretaria de Obras, no distrito de Correas.

Os acessos recuperados são: Córrego do Brejal I e II, na Estrada das Peras; RJ-123, no distrito de Secretário; Rua Geni Gomes, em Santa Mônica; passarela sobre o Rio Piabanha, em Correas; passarela sobre o Rio Santo Antônio, na localidade de Gentio; e Buraco do Sapo sobre Rio Cuiabá I e II, no Vale do Cuiabá.

O secretário de Agricultura, Christino Áureo, destacou a importância da recuperação e melhoria da infraestrutura da Região Serrana para o crescimento da produtividade de hortifrutigranjeiros e o escoamento da produção rural. As ações para reconstrução e recuperação da região permitiram a retomada da produção agrícola com melhores índices do que os registrados antes das enchentes de 2011.

– A safra de 2013/2014 foi a maior do conjunto de hortifrutigranjeiros do Estado do Rio, com crescimento de 107%, o que não seria possível sem os investimentos realizados. Agora, vamos implantar o programa Asfalto na Roça, principalmente em trechos críticos que limitam a trafegabilidade, e usando materiais que priorizam a sustentabilidade – explicou o secretário.

Para Marcelo Brito, engenheiro do DER e supervisor regional para Região Serrana, a recuperação das pontes em vias vicinais ajuda a reerguer a Serra.

– Vamos trabalhar em conjunto com as secretarias de Agricultura e de Obras em prol do homem do campo para que o produtor possa escoar sua produção com tranquilidade durante todo o ano – afirmou o engenheiro.

No distrito de Secretário, a nova ponte é mais larga do que a antiga e favorece a fluidez do tráfego e o escoamento da produção de hortaliças.

– Antes, só passava um carro por vez e a ponte estava caindo. Agora, temos um espaço seguro para a passagem dos pedestres e de bicicletas – disse o gerente de fazenda Jorge Alberto Barbosa.

Dono de um haras em Secretário há 18 anos, Paulo Romano, afirmou que a nova ponte facilitou o acesso para a BR-040 e região produtiva do distrito.

– A ponte antiga era muito estreita e perigosa para passar a cavalo, meio de transporte muito usado na região. Agora, o trânsito está seguro para o produtor rural – afirmou Paulo.
Ponte São Lourenço de Baixo - Sumidouro RJ

Fotos: Carlos Magno e Shana Reis
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário