Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Paraty RJ recebe encontro de ceramistas na Semana Santa

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 30 de março de 2015
Núcleo de Imprensa

Paraty recebe encontro de ceramistas na Semana Santa

Evento com o apoio do RioSolidario destaca a importância do artesanato para o estado

A cidade de Paraty, no Sul fluminense, vai abrigar mais uma edição do Encontro de Ceramistas. O evento realizado anualmente há nove anos, sempre no feriado da Semana Santa, vai reunir artistas de todo o Brasil e do exterior entre os dias 2 e 5 de abril. Com uma programação diversa e o apoio do RioSolidario, o IX Encontro de Ceramistas de Paraty contará com uma novidade: um catálogo sobre os artistas e suas obras, que será lançado no final do evento e distribuído nas escolas do município e cidades do interior fluminense. A intenção é divulgar este tipo de artesanato tão rico e característico em todo o estado.

- O artesanato é importantíssimo para o desenvolvimento do nosso estado. Sou fã desse trabalho e acredito que devemos cada vez mais incentivar e divulgar as obras que são criadas aqui. Com o catálogo, esperamos poder mostrar para todos os artistas maravilhosos que temos no estado – afirmou a primeira-dama e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim.

A cada ano a experiência de ceramistas de diversas linguagens e técnicas faz do Encontro de Ceramistas em Paraty um evento especial. O curador da mostra paratiense, Dalcir Ramiro, é o responsável por convocar artistas que possuem pesquisas singulares ou até mesmo misturam a cerâmica com outras linguagens artísticas, sem esquecer a cerâmica popular e ancestral.

Com três exposições, uma com a participação de 31 ceramistas de Paraty, outra com 11 artistas convidados, entre eles ceramistas da cidade de Piraí, na região do Vale do Paraíba; e uma exposição individual sobre o trabalho do português, Alberto Cidraes, o evento contará ainda com demonstrações ao vivo da prática da cerâmica e palestras. Em uma tenda montada no largo da Igreja de Santa Rita os visitantes também poderão experimentar a técnica: um torno estará à disposição dos turistas e moradores da cidade no espaço ao ar livre.

O encontro, que já é tradição na cidade, oferece ainda cursos de formação e oficinas. As atividades acontecem em uma tenda erguida no Largo da Igreja Santa Rita. Um curso também será realizado com professores da cidade. A ideia é aproximar o universo escolar da cultura da cerâmica.

O encontro de Ceramistas, criado e produzido por artistas moradores de Paraty, permite que o artista local amplie sua experiência de trabalho, exponha seus trabalhos, e que o ceramista convidado troque impressões e divulgue suas obras para o público que circula na cidade durante o feriado. 

- Queremos incentivar a cerâmica no estado do Rio. Divulgar os artistas fluminenses e estimular a troca de experiências - ressaltou a ceramista e produtora do evento Luciana Marsilio.

O Encontro de Ceramistas conta ainda com o apoio institucional da prefeitura de Paraty e da Eletronuclear.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário