Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Secretaria de Saúde do Estado do Rio realiza capacitação para acompanhantes de parto

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Quarta-feira, 01 de abril de 2015
Núcleo de Imprensa

Saúde investe em capacitação de doulas
Secretaria de Saúde realiza capacitação para acompanhantes de parto

A Secretaria de Saúde está capacitando, pela primeira vez, doulas e educadoras perinatal, que vão atuar como voluntárias nos Hospitais da Mãe, em Mesquita, da Mulher, em São João de Meriti, e Rocha Faria, em Campo Grande, na capital fluminense.

A intenção da equipe de Humanização da secretaria é levar afeto e apoio às mulheres em trabalho de parto e seus familiares, colaborando ainda no contato com a equipe médica. As doulas podem estar continuamente ao lado da parturiente, provendo encorajamento e tranquilidade. Elas também ensinam técnicas de massagem, de respiração, além de sugestões de posição e de movimentos. Após a participação no curso, as profissionais poderão exercer a profissão, já que o registro é reconhecido pelo Ministério do Trabalho.

- Queremos que a parturiente seja acolhida e se sinta segura neste momento tão especial na vida de uma mulher. Este projeto também tem um caráter social, pois essas mulheres vão receber um registro profissional, com reconhecimento do Ministério do Trabalho, o que possibilitará o exercício da profissão - afirmou Ana Roberta Pires, coordenadora do projeto.

Sulamita Leôncio, 26 anos, teve a certeza da vocação quando percebeu a importância do apoio emocional no trabalho de parto da sua primeira filha, Heloísa.

- Quero colocar em prática tudo que aprendi para levar conforto a outras mulheres - disse Sulamita.

Márcia Regina da Silva, 43 anos, estava em trabalho de parto do seu filho Lucas, na sala de pré-parto do Hospital da Mulher Heloneida Studart, quando conheceu pela primeira vez o trabalho das doulas.

- Ter uma pessoa ao seu lado é reconfortante e ajuda muito - afirmou Márcia.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário