Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Estado do Rio é polo de Biotecnologia em Saúde

Estado do Rio é polo de Biotecnologia em Saúde
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
Rio de Janeiro, 11 de maio de 2015
Núcleo de Imprensa

Estado do Rio é polo de Biotecnologia em Saúde
No total, há 23 micro e pequenas empresas instaladas

O Rio de Janeiro se tornou um importante polo de biotecnologia com foco na saúde humana. Ao todo, 23 micro e pequenas empresas já consolidadas do setor estão localizadas em território fluminense. 

- O Estado do Rio, devido ao mercado consumidor e ao polo de produção de conhecimento, com seis cursos de graduação e mais de 30 pós- graduações, é extremamente atrativo para a indústria de biotecnologia - disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Capute. 

Para incentivar cada vez mais o desenvolvimento da Biotecnologia em Saúde no estado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico estuda, em parceria com a AgeRio (Agência Estadual de Fomento) e Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado), a possibilidade de implantar um cluster para fortalecer cada vez mais o setor. 

Entre as companhias que se instalaram no estado estão grupos que atuam nas áreas de Biomedicina e Biotecnologia, para atender à demanda de terapias celulares e de produção de biofármacos, entre outros. Outro destaque são os 85 grupos de pesquisa nas áreas de Terapia Celular, Vacinas e Terapia com Proteínas.

Empresas instaladas

A Cryopraxis, que abriga o primeiro banco de sangue de cordão umbilical privado do país, ampliou em 40% sua área de instalação no Polo de Biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO-Rio), no Parque Tecnológico da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Com a expansão, a unidade de pesquisa tornou- se o maior centro de armazenamento de amostras biológicas da América Latina.

Já a Excellion, que tem foco em terapias celulares e bioengenharia em medicina regenerativa, está instalada no Parque Tecnológico Petrópolis-Teresópolis, na Região Serrana.

Crédito: André Gomes de Melo
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário