Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Prevenção: Prefeitura de Teresópolis e Inea avaliam instalação de centros de educação ambiental em Teresópolis

Equipes da Prefeitura e do Inea buscam consenso para melhor atender a população
Prevenção: Prefeitura e Inea avaliam instalação de centros de educação ambiental em Teresópolis

Teresópolis, 28 de setembro de 2015 – O prefeito Márcio Catão recebeu equipe técnica do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) nesta segunda-feira, dia 28, acompanhado dos secretários municipais Roberto Silva (Defesa Civil), Eduardo Niebus (Meio Ambiente) e Cleiton Pimentel (Desenvolvimento Social), além do subsecretário Leandro Coutinho. Em pauta, o estudo sobre a implementação e manutenção de centros de educação ambiental no município. A iniciativa faz parte da campanha de enfrentamento e de prevenção de riscos ligados às chuvas de verão.

De acordo com Ana Paula Costa, da Diretoria de Informação, Monitoramento e Fiscalização do Inea, a proposta do Governo do Estado é instalar os equipamentos nas áreas dos rios Príncipe(antigo côrrego Antônio José) (na região do bairro Posse), Imbuí (no entorno do Caleme e do Parque do Imbuí) e Paquequer (na cidade).

Por sugestão do prefeito Márcio Catão, após a reunião, representantes da Defesa Civil Municipal, do Meio Ambiente e do Inea fizeram uma vistoria nos locais selecionados. A ideia foi avaliar os pontos mais vulneráveis ao impacto das chuvas, a fim de garantir melhor atendimento aos moradores. Novo encontro de trabalho será agendado para dar continuidade à iniciativa.

Desde o início de 2012 o Governo do Estado, através do Inea, realiza obras emergenciais de recuperação ambiental em Teresópolis. Demolições de imóveis destruídos na tragédia de janeiro de 2011, recuperação da calha dos rios, remoção de famílias e negociação para pagamento de indenizações são algumas ações executadas. Segundo a Secretaria de Estado do Ambiente, entre as obras que ainda estão previstas em Teresópolis estão as de substituição de travessias nos rios Imbuí e Paquequer e a construção de barragem para controle de cheia no Rio Príncipe.

Outro ponto abordado entre Prefeitura e Inea foi a finalização do processo de cadastramento das famílias vítimas da tragédia de janeiro de 2011, e que recebem aluguel social, para as unidades habitacionais da Fazenda Ermitage. Essas famílias estão sendo chamadas para atualizar os seus dados, no mês de outubro, junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A obra do conjunto habitacional, às margens da BR-116 (Estrada Rio-Bahia), é coordenada pelo Governo do Estado e faz parte do programa federal Minha Casa Minha Vida. São 1.600 apartamentos, distribuídos em sete condomínios.

Fotos : crédito para Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário