Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Prefeitura convida moradores da zona rural para oficina do Plano de Resíduos Sólidos de Teresópolis

Teresópolis RJ
Prefeitura convida moradores da zona rural para oficina do Plano de Resíduos Sólidos de Teresópolis

Teresópolis, 29 de outubro de 2015 – Acontece na próxima terça-feira, dia 3 de novembro, às 18h, mais uma oficina comunitária voltada para a construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Desta vez, são convidados a participar e apresentar propostas sobre o destino do lixo no município representantes de associações de moradores e a população da zona rural do município. O local é o Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675/2º piso, na Várzea).

Obrigatório para todas as cidades brasileiras a partir da Lei Federal 12.305/2010, o documento servirá para resolver a problemática dos resíduos sólidos em Teresópolis. E a população está sendo consultada, através da oficina, a colaborar na elaboração de um planejamento estratégico para os próximos 20 anos.

Contratada pela Prefeitura através de licitação, a empresa Alto Uruguai Soluções Ambientais deu início em junho à confecção do Plano. Para a iniciativa são utilizados recursos da Agevap – Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

O documento é dividido em sete etapas, que são chamadas de produtos. A empresa já entregou à Secretaria de Meio Ambiente o produto um, que corresponde à legislação preliminar, e o dois, relativo à caracterização do município. “Essas oficinas são voltadas para a construção do diagnóstico municipal participativo, que é o produto número três e que deverá ser entregue até o próximo mês”, explica o subsecretário de Meio Ambiente, Leandro Coutinho da Graça.

Coordenador da equipe técnica da Prefeitura responsável pela elaboração do plano, Leandro informa que serão realizadas outras oficinas abertas à população e duas audiências públicas. “A proposta é que a população participe e aprove o plano que, no final, será transformado em legislação municipal da política de saneamento básico de Teresópolis”.

Mais informações sobre a oficina podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente através do telefone (21) 2742-7763 ou pelo e-mail meioambiente@teresopolis.rj.gov.br. Localizada no Centro Administrativo Municipal (Av. Lúcio Meira, 375, na Várzea), a Secretaria atende ao público de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário