Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Apresentação 'SOS Habitação' em Teresópolis

Cel. Roberto Silva, secretário municipal de Defesa Civil: “Essa soma de esforços para informar a população sobre como agir neste período crítico de chuvas é muito válida”
Estado apresenta programa ‘SOS Habitação’em Teresópolis​

Iniciativa orienta sobre ocupação do solo e como proceder em casos de deslizamentos e inundações

Teresópolis, 17 de novembro de 2015 – As Secretarias de Estado de Habitação e de Defesa Civil apresentaram nesta segunda-feira, 16, no Teatro Municipal, a palestra ‘Morar com Segurança’, que integra o programa ‘SOS Habitação’. O programa é voltado para as orientações sobre ocupação do solo e como proceder em situações de deslizamentos e inundações. O público, formado por líderes comunitários, como presidentes de associações de moradores, recebeu ainda cartilhas e um videoaula reproduzindo a palestra para replicar as informações em suas comunidades.

A palestra 'Morar com Segurança' foi ministrada pelo major bombeiro militar Gomes da Defesa Civil Estadual, na qual ele enumerou o que causa o deslizamento de terra; como fazer uma obra com segurança; quais medidas para evitar desastres; quais os sinais que indicam que pode ocorrer um deslizamento; e o que fazer em uma situação de risco.

O subsecretário de estado de Habitação, Fernando Fortes,ressaltou o apoio do governo do estado ao município ​e o secretário municipal de Defesa Civil, cel. Roberto Silva, enaltece​u​ a importância da iniciativa. “Esse planejamento que eles estão passando aqui já é uma dinâmica conhecida pela Defesa Civil, mas é sempre bom reforçarmos esses conhecimentos. Essa soma de esforços para informar a população sobre como agir neste período crítico de chuvas é muito válida”, frisou o cel. Roberto Silva.

Participaram da apresentação representantes dos bairros do Rosário, Ilha do Caxangá, Corta Vento, Pinheiros, Loteamento Féo e da localidade Poço dos Peixes, no 2º Distrito, entre outros bairros.

Morar com Segurança

Lançado em Petrópolis no último dia 28 de outubro, o ‘SOS Habitação’ é um projeto-piloto que está sendo realizado inicialmente em sete cidades serranas – as mais atingidas pelas chuvas de 2011 – e que o governo vai estender a todo o estado.

O material distribuído contém informações básicas para tornar habitações seguras com ênfase na preservação do meio ambiente e ações simples como plantio de vegetação correta. Nesta primeira fase, além de Petrópolis e Teresópolis, também serão contemplados com o programa São José do Vale do Rio Areal, Bom Jardim e Nova Friburgo.
Cartilhas e DVD sobre como Morar com segurança foram distribuídosPalestra 'Morar com Segurança' foi ministrada pelo major Gomes da Defesa Civil Estadual​
 Subsecretário de Estado de Habitação, Fernando Fortes, ressalta apoio do governo estadual ao município
Fotos: Marcelo Roza
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário