Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Feriado do Dia do Trabalhador em Teresópolis

TERESOPOLIS
FERIADO DIA DO TRABALHADOR
Prefeitura fecha nesta sexta, 1º de maio, e reabre na segunda, 4

Teresópolis, 29 de abril de 2015 – Devido ao feriado do Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Teresópolis não funciona nesta sexta, 1º de maio. O atendimento ao público será retomado na segunda-feira, dia 4.

Porém, durante o feriado a população terá atendimento garantido em todos os serviços considerados essenciais, como coleta de lixo, emergência médica e informações ao turista. O expediente de todas as Secretarias Municipais e Procuradoria Geral obedecerá ao horário definido pelos secretários, de acordo com necessidades específicas, para melhor atendimento à comunidade.

SERVIÇOS ESSENCIAIS – A coleta de lixo domiciliar nos bairros será normal. A Defesa Civil também trabalha sem interrupção, com equipes de plantão e atendimento pelo 199. O efetivo da Guarda Municipal estará nas ruas orientando o trânsito. A administração do Cemitério Municipal funciona com plantão 24 horas. Para atendimento médico de urgência, a Unidade de Saúde 24h Dr. Eitel Haje, no bairro de São Pedro, e o Serviço de Pronto Atendimento, em Bonsucesso, funcionam em regime de plantão durante todo o feriado da Semana Santa.

UPA - Instalada no terreno do antigo Mercado de Carga Pesada, no Bom Retiro, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) estará funcionando dia e noite, inclusive sábado, domingo e feriado, para atender os casos de urgência e de emergência de baixa e média complexidade.

POSTOS DE SAÚDE – Os postos de saúde e unidades ficam fechados nesta sexta. As consultas médicas serão retomadas na segunda, 4. 

ESCOLAS E CRECHES – As escolas, creches e centros municipais de educação infantil ficam fechados nesta sexta. Os estudantes retornam às atividades na segunda-feira. 

ATENDIMENTO AO TURISTA – O Centro de Informações Turísticas da Várzea funcionará na sexta e no sábado, das 10h às 15h, e o CIT do Soberbo, de sexta a domingo, das 10h às 17h.

FEIRINHA DE TERESÓPOLIS – Os cerca de 550 estandes e a Praça de Alimentação e Eventos da Feirinha de Teresópolis, no Alto, funcionam de sexta até domingo, das 10h às 19h, com opções variadas de moda, artesanato e de gastronomia para os seus visitantes.

ESPAÇO MULHER - Com estandes padronizados e venda de artigos variados nas áreas de alimentação, de confecção e de artesanato, o Espaço Mulher vai funcionar somente no sábado, 2, na Praça Baltasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, das 9h às 17h.

COMÉRCIO – Na sexta-feira, 1º, o comércio ficará fechado, voltando a abrir as portas no sábado, 2.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Educação: relatos positivos marcam reunião do ‘TIM faz Ciência’ em Teresópolis

Professoras da rede municipal participam do segundo encontro do programa ‘TIM faz Ciência’
Educação: relatos positivos marcam reunião do ‘TIM faz Ciência’

Teresópolis, 29 de abril de 2015 - A segunda reunião deste ano do programa ‘TIM faz Ciência’, uma iniciativa do Instituto TIM, ligado à operadora de telefonia celular de mesmo nome, foi marcada por relatos de experiências positivas nas salas de aula da Rede Municipal de Ensino. Envolvendo professoras do 4º ano do Ensino Fundamental, este é o segundo ano em que a formação é realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME).

“Temos relatos bastante consistentes de melhoras da capacidade de leitura e escrita, apreensão e uso de melhor vocabulário, maior atenção para o mundo, melhoria na organização das ideias e maior cooperativismo nos trabalhos em grupo. São resultados bem interessantes que, a princípio, nem eram o nosso foco”, esclarece a formadora Lilian Faversani, do Instituto TIM.

O programa é elaborado a partir da afirmação de um dos pensadores mais importantes do século XX, Neil Postman. Ele dedicou sua vida a pensar a educação moderna, a escola, a sociedade, a tecnologia, e explora operações intelectuais necessárias à construção do conhecimento científico. Os encontros objetivam a apresentação e dinamização do material recebido pelos professores e escolas, que são aplicados nas turmas de 4° ano do Ensino Fundamental. As professoras inscritas no programa recebem um kit com bolsa, DVD e sete cadernos do professor, e as escolas, cadernos que são distribuídos para os alunos.

“Desde o início do ano este projeto já está sendo aplicado nas escolas municipais. Acompanhamos o seu desenvolvimento através dos relatos das orientadoras e, nesta reunião, também tivemos descrições das professoras sobre suas experiências. Como é um projeto interdisciplinar, os alunos e professoras vão “linkando” suas experiências e desenvolvendo soluções para diversas situações-problema que perpassam o cotidiano escolar”, analisa a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais da SME, Edma Correa Fernandes.
Edma Correa, da Secretaria de Educação, com as formadoras do Instituto TIM
 Professoras e alunos recebem vasto material do programa ‘TIM faz Ciência’
Um exemplo do que foi explicado pela coordenadora é citado pela professora Elaine Cristina, da Escola Municipal Manoel José Fernandes, localizada no Jardim Meudon. “O projeto veio de encontro às necessidades dos alunos. Ele trouxe algumas questões que nossa escola tem observado através do levantamento de hipóteses das próprias crianças. Seguindo alguns dos passos indicados no programa (Observar, Verificar, Classificar, Questionar, Definir, Aplicar e Generalizar), os alunos vêm analisando o próprio horário de recreio e descobrindo nesse intervalo de tempo novas possibilidades”, conta a professora.

Este ano, está programado mais um encontro do programa ‘TIM faz Ciência’, que deverá acontecer no início de setembro. Além disso, o programa disponibiliza uma Central de Relacionamento que responde dúvidas por telefone, e-mail ou pelo correio, além de disponibilizar material para download em seu site na internet - timfazciencia.com.br
A professora Elaine Cristina foi uma das que apresentaram relatos positivos sobre o programa

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Artistas teresopolitanos participam do Seminário Rio Criativo

No seminário, os participantes receberam instruções para a elaboração e execução de projetos culturais
Artistas teresopolitanos participam do Seminário Rio Criativo

Teresópolis, 29 de abril de 2015 - Durante este mês de abril, um grupo de artistas teresopolitanos esteve em Petrópolis para participar do Seminário Rio Criativo. Promovido pelo Rio Criativo, departamento da Secretaria de Estado de Cultura, o evento teve como objetivo auxiliar agentes culturais na elaboração e execução de projetos, e contou com a participação de 10 teresopolitanos, levados ao município vizinho pela Secretaria de Cultura de Teresópolis, parceira no projeto.

Ao longo de três dias, os agentes participaram de diversas palestras, abordando temas como empreendedorismo; concepção e elaboração de projetos culturais; planejamento estratégico; marketing e mobilização de recursos; gestão; e negociação com patrocinadores, além de receber consultorias individuais.

No grupo de Teresópolis, estiveram os atores André Siffert e Thiago Hausen, além dos integrantes do coletivo Ponto de Luz, liderados pelo agente cultural Victor Santos da Silva. Com sede no bairro de São Pedro, o Ponto de Luz é um projeto social, um coletivo de apoio e incentivo à produção cultural, que realiza oficinas de cultura e trabalha a descoberta de talentos.

Através de informações divulgadas pela Secretaria de Cultura, Victor chegou à coordenadora de projetos da secretaria, Nara Zeitune, que convidou o coletivo a participar do seminário. Além de Victor, sete outros jovens, voluntários da entidade, estiveram no curso.

Para o agente cultural, a participação no Rio Criativo foi fundamental. “Foi muito importante. Antes, fazíamos tudo instintivamente. Agora, graças ao seminário e ao apoio da Secretaria de Cultura, poderemos trabalhar de forma mais profissional. Recebemos instruções sobre gestão, sobre planejamento, sobre captação de recursos e elaboração de projetos. Enfim, aprendemos lá como tornar o nosso coletivo um projeto sustentável”, destacou.

A partir do seminário, o coletivo traçou novas metas. “Nossa equipe voltou a Teresópolis com mais experiência, novo olhar e mais seriedade. Até agora, estávamos ajudando as pessoas simplesmente. Agora, teremos como formalizar o projeto, tornando-o mais forte, o que vai colaborar também na construção de um diálogo melhor com a comunidade, fortalecendo a relação entre o coletivo e a população. Esta mudança de comportamento será fundamental para que o coletivo seja visto com maior seriedade e, desta forma, seja abraçado pela nossa comunidade. Só temos a agradecer à Secretaria de Cultura pela oportunidade e por todo o apoio”, completou Victor.

Entre outros trabalhos, o coletivo Ponto de Luz realizou em março o 1º Encontro Cultural, no Centro Educacional Rose Dalmaso (Cedal), escola da rede municipal de ensino. Agora, pretende realizar o 2º encontro, para o qual já conta com a parceria da Secretaria de Cultura, como confirma o secretário Ronaldo Fialho. “O coletivo Ponto de Luz não apenas desenvolve a cultura, como também atua no aspecto social da comunidade. São jovens com sede de trabalhar e vontade de ajudar, além de fomentar a arte. É um trabalho belíssimo, que merece e terá nosso apoio”, comentou.
A equipe do coletivo Ponto de Luz aproveitou a participação no seminário

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Sistema Guandu será ampliado para beneficiar a Baixada Fluminense no RJ

Sistema Guandu será ampliado para beneficiar a Baixada Fluminense no RJ
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 28 de abril de 2015
Núcleo de Imprensa

Sistema Guandu será ampliado para beneficiar a Baixada Fluminense
Com investimento de R$ 3,4 bilhões, nova ETA terá 300 quilômetros de rede de distribuição

Maior Estação de Tratamento de Água (ETA) em volume produzido continuamente no mundo, o Sistema Guandu completou 50 anos nesta terça-feira (28/4). Agora, o sistema será ampliado com a construção do Novo Guandu, que vai universalizar o abastecimento e o saneamento na Baixada Fluminense. 

Com investimento de R$ 3,4 bilhões do Banco Mundial, a nova ETA terá 300 quilômetros de rede de distribuição, capacidade para produzir 12 mil litros de água por segundo e armazenar 161 milhões de litros de água. 

- Estamos às vésperas de uma grande obra que fará com que a Baixada Fluminense tenha plenitude do abastecimento de água e saneamento. Vamos construir uma nova estação que será importante, principalmente como back up da estação atual, com capacidade para absorver o crescimento das cidades pelas próximas décadas - afirmou o presidente da Cedae, Jorge Briard.

Iniciado em 1955 e finalizado em 1965, o Sistema Guandu produz 45 mil litros de água por segundo (3,7 bilhões de litros por dia) e abastece cerca de 10 milhões de pessoas na capital Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A data comemorativa contou com uma homenagem aos profissionais que participaram da obra, além de exposição de fotos históricas na sede da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Rio de Janeiro (Seaerj).

- Esta comemoração pelos 50 anos do Sistema Guandu é uma forma de homenagear os profissionais, todos engenheiros e arquitetos de órgãos públicos, que foram responsáveis por grandes obras que mudaram as condições de vida da população e, até hoje, fazem parte de seu dia a dia. A Estação do Guandu, sem dúvida, é uma delas – disse Joelson Zuchen, presidente da Seaerj. 

Coordenador das obras do Sistema Guandu, o engenheiro Hugo de Mattos, de 85 anos, destacou a importância e a complexidade da obra em uma época em que exista pouca tecnologia para construções.

- Faltava água em toda a cidade. Em Copacabana, só tinha água à noite. Nas Zonas Norte e Oeste, moradores ficavam semanas sem água e isso mudou. Essa obra é o maior orgulho da minha vida e me sinto realizado por isso. Agora temos que pensar no futuro - disse o engenheiro.

Para a construção do Sistema Guandu, foi necessário desviar o Rio Paraíba do Sul, construir duas grandes barragens com comportas e a elevatória do Lameirão com 65 metros de profundidade. Mattos, que foi presidente da Cedae (então Cedag, Empresa de Águas do Estado da Guanabara) e secretário de Obras do Estado da Guanabara, também ressaltou a necessidade de construção de um túnel com 40 quilômetros para ligar Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, ao Jardim Botânico, na Zona Sul, onde havia um subtrecho até a Zona Norte.

Fotos: Divulgação
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

terça-feira, 28 de abril de 2015

Projeto social com patrocínio da Fifa é reiniciado em Escola Municipal de Teresópolis

 A diretora do Cerom, Heloísa Carneiro de Castro, enumera as vantagens do programa para os alunos
Projeto social com patrocínio da Fifa é reiniciado em Escola Municipal de Teresópolis

Teresópolis, 28 de abril de 2015 - Mesmo depois da Copa do Mundo, o projeto social ‘Jogando pro Futuro’, que envolve aulas de futebol para adolescentes, terá continuidade na Escola Municipal Roger Malhardes (Cerom), em Teresópolis. Realizado pela Instituição do Homem Novo, com patrocínio do Football For Hope, da Fifa, e apoio da Secretaria Municipal de Educação, o programa combina treinos na quadra e oficinas de cidadania, com uma educadora, em outro espaço da escola.

“Para nós é um grande prazer ver essa parceria com a Instituição do Homem Novo e a Fifa ter sua continuidade em uma de nossas escolas municipais. São cerca de 50 crianças que terão, dentro do espaço escolar, a oportunidade de praticar um esporte e ter lições de cidadania no bairro mais populoso da cidade. O ganho social desta iniciativa é imensurável”, comemora o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

O projeto começou no ano passado, e nesta segunda-feira, 27, teve seu primeiro amistoso entre os participantes, marcando o reinício das atividades que deverão continuar até 2016. São 48 meninos e meninas, divididos em duas turmas de 24 alunos cada. As aulas ocorrem as segundas e quartas, das 17h30 às 20h30.

“O primeiro ano do projeto foi muito bom e o segundo será melhor ainda. Ele acrescenta muito para os alunos em relação à parte acadêmica, já que os alunos que vem participando do projeto têm apresentado melhorias no desempenho escolar, e também no que diz respeito à conduta, comportamento, disciplina. Um ótimo resultado para todos os envolvidos”, analisa a diretora do Cerom, Heloísa Carneiro de Castro.

Além das oficinas de futebol, os meninos e meninas com idades que variam entre 12 e 17 anos, participam também de oficinas de cidadania, onde são discutidos temas pertinentes ao desenvolvimento desses jovens como cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Segundo Maria Lucia Tafuri Ávila, coordenadora do projeto, o futebol oferece muitas possibilidades como ferramenta de desenvolvimento social já que trabalha com regras, coletividade, responsabilidade, causa e consequência e diversas outras questões relevantes para esses jovens.
 A coordenadora do projeto, Maria Lucia Tafuri, ressalta a importância do futebol como ferramenta social
 O aluno Lucas da Silva diz que no projeto todos são como uma famíliaOs alunos participam da solenidade de reabertura do projeto no Cerom
“O projeto usa o futebol como ferramenta de promoção social. Um catalisador para nossas oficinas de cidadania que pretendem ser um espaço para reflexão. Nelas são discutidos temas que perpassam o cotidiano desses adolescentes e que são importantes no seu dia a dia. Alguns temas fazem parte do projeto e outros são resultado de um levantamento prévio realizado com eles próprios”, explica Maria Lucia.

Para os alunos, estar no projeto é uma oportunidade aguardada ansiosamente, como demonstra o aluno Lucas da Silva, que participa do ‘Jogando pro Futuro’ desde o ano passado. “É legal porque aqui nós somos uma família. Nós aprendemos sobre vários assuntos, como o bullying, como evitar as drogas, respeito ao próximo e principalmente futebol”, conta o aluno.
Um amistoso de futebol marcou o reinício das atividades do projeto ‘Jogando pro Futuro’

Texto e Fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Abertas as inscrições para a Pré-conferência Municipal de Educação em Teresópolis

TERESOPOLIS
Abertas as inscrições para a Pré-conferência Municipal de Educação
Objetivo é debater estratégias para elaboração do Plano de Educação de Teresópolis

Teresópolis, 27 de abril de 2015 – Tendo como tema central a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME), será realizada no dia 13 de maio a Pré-conferência Municipal de Educação. O objetivo é conhecer a realidade educacional de Teresópolis e debater estratégias e metas para elaboração do PME.

O evento é aberto ao público em geral e as inscrições poderão ser feitas a partir desta terça, 28, até o dia 8 de maio, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na Sala do Conselho Municipal de Educação (Rua Carmela Dutra, 475/1º andar, Agriões). Para se inscrever, o interessado deve apresentar documentação pessoal e indicação da Instituição que representa, quando for o caso.

O Plano Municipal de Educação é um documento que envolve todos os níveis e modalidades de ensino do setor público e privado de Teresópolis, desde a creche até a universidade; define metas educacionais para um período de dez anos e deve estar alinhado ao Plano Nacional de Educação e ao Plano Estadual de Educação.

Para conhecer esses dois planos, basta acessar o site da Prefeitura pelo endereço www.teresopolis.rj.gov.br, e clicar no banner intitulado “Participe da elaboração do Plano Municipal de Educação”. O internauta terá acesso ao blog do Conselho Municipal de Educação, onde os dois documentos estão disponibilizados.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Cursos da Faetec formam novos empreendedores

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 25 de abril de 2015
Núcleo de Imprensa

Cursos da Faetec formam novos empreendedores
Depois de qualificados, alunos abriram seus próprios negócios

As qualificações da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) estão ajudando os estudantes a ingressarem no mercado de trabalho e a abrirem seus próprios negócios. A fundação oferece cursos gratuitos em diversos níveis, entre eles, Técnico, Profissionalizante e Superior.

Um dos exemplos do desenvolvimento de empreendedores em potencial está na trajetória profissional da ex-aluna do curso de Gestão de Tecnologia da Informação em Ambientes Educacionais, da Faculdade da Faetec no Rio de Janeiro, Débora Ribeiro Miranda.

A formanda apostou na experiência do marido, que há 16 anos trabalha na área de Transportes, para abrir em Nova Iorque, nos Estados Unidos, uma empresa de turismo e transportes.

- O curso da Faetec me ajudou muito a desenvolver esse projeto, que hoje é uma realidade - explicou Débora.

Para o presidente da Faetec, Wagner Victer, a instituição tem um papel importante na preparação destes estudantes. Os alunos saem das escolas prontos para atuar em diversas áreas.

- Todas as pessoas que têm o desejo de empreender precisam de oportunidades e de atualização. Só o fato de elas se dedicarem aos estudos de uma qualificação já faz com que fiquem mais próximas de alcançarem o objetivo esperado e possam ser bem-sucedidas - afirmou o presidente.

Sonho realizado

Outra aluna que também apostou no aprendizado que recebeu na Faetec, por meio dos cursos de Corte e Costura, Moda Praia e Modelagem, foi Edna Goulart, de 57 anos, que criou a loja feminina Nega Atrevida, sucesso na comunidade da Cidade de Deus, em Jacarepaguá, onde mora.

- Sou apaixonada pelo meu trabalho e gosto de participar de todas as etapas da confecção, desde a criação até o acabamento das peças. A Faetec me mostrou o caminho da profissionalização e fez com que me aperfeiçoasse nesse ofício, que é uma tradição de família. A minha mãe costurava. Fico feliz de hoje poder empregar colaboradores da comunidade e ver o quanto as pessoas se identificam com a marca - explicou a costureira.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Projeto cultural no Rio promove resgate da cidadania

Estado do Rio fará mutirão para quitar dívidas de contribuintes

Programa de regularização fundiária amplia ações no interior do Rio

Speedo Run Series tem etapa especial no Arnold Classic Brasil no Rio

Campanha Doe+Vida ganha apoio de cariocas e visitantes no Cristo Redentor

Governo do Rio atualiza o plano de legado olímpico

Rio Rural terá novas unidades de pesquisa

Agricultura familiar no Estado do Rio estimula alimentação saudável em escolas

Pezão pede que STF julgue royalties depois que Congresso aprovar reforma tributária

Em Brasília, Pezão diz que espera que obras do Comperj sejam retomadas em breve

Rede estadual de ensino do Rio atinge as maiores médias do país no Enem 2013

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Atletas do fisiculturismo disputam títulos de corpos perfeitos no Arnold Classic Brasil. Premiação será entregue pelo ator e ex-fisiculturista Arnold Schwarzenegger

Arnold Schwartzenegger entregará a premiação no dia 30 de maio (Divulgação)
Atletas do fisiculturismo disputam títulos de corpos perfeitos no Arnold Classic Brasil -  Premiação será entregue pelo ator e ex-fisiculturista Arnold Schwarzenegger

Uma seleção de 18 dos mais perfeitos e esculpidos corpos do mundo vai subir ao palco do Riocentro no próximo mês para disputar os títulos de campeões profissionais do bodybuilding, entregues em mãos por ninguém menos do que Arnold Schwarzenegger. A competição mais badalada do evento multiesportivo Arnold Classic Brasil, que acontece de 29 a 31 de maio no Rio de Janeiro vai reunir alguns dos atletas mais conhecidos no cenário do fisiculturismo internacional. 

Em sua terceira edição, o Bodybuilding Pro deste ano acontece no dia 30 de maio, no Pavilhão 3 do Riocentro e tem ingresso vendido à parte. Ao todo, 10 atletas se enfrentam na categoria masculina e oito mulheres na categoria feminina - Fitness Pro, disputando a melhor simetria corporal e melhores rotinas individuais. Entre eles, nomes de peso como Big Ramy, Victor Martinez, Jose Luiz Rodriguez, Cedric Mc Millan, Bethany Wagner Cisternino e Regiane da Silva.

A competição é dividida em duas partes. A primeira, chamada de pré-judging com início a partir das 17h30, avalia os atletas pela forma física, com pontuação que representa 70% da avaliação total. Em seguida, na final, às 19h, os atletas apresentam suas rotinas individualmente, proporcionando um espetáculo para os aficionados pelo esporte. 

Competindo pela primeira vez no Brasil, o egípcio Mamdouh Elssbiay, conhecido mundialmente como Big Ramy promete ser uma das sensações do show. Considerado a nova promessa do bodybuilding mundial, Big Ramy conquistou o 7o lugar no Mr. Olympia em 2014 e venceu o New York Pro por dois anos consecutivos, 2013 e 2014. Ramy, treinado pelo ex-fisiculturista Dennis James, é reconhecido pela capacidade genética e por ter se tornado atleta profissional em apenas dois anos de preparação. 

O dominicano Victor Martinez, outro nome importante do esporte, que já se sagrou campeão do Arnold Classic Columbus em 2007 e 2011 e ficou em 8° lugar no Mr. Olympia 2014, também é presença confirmada. O campeão overall do Arnold Classic Brasil 2014, o colombiano Jose Luis Rodriguez, retorna para tentar repetir o feito, desta vez no profissional.

Outros atletas que prometem dar trabalho são o americano Brandon Curry, que retorna ao Rio de Janeiro, em busca de seu segundo título; Juan Diesel Morel, que vem brigar este ano pelo título, tendo ficado em 2o. lugar em 2014 - Diesel, fez sua estreia profissional no NY Pro em 2012, terminando em quarto; Cedric Mc Millan, também americano, que ficou na quarta posição no Arnold Classic 2013; o sul-africano Marius Dohne e o francês Lionel Beyeke, que marcaram presença em 2014; e os americanos Fred Smalls, 5o lugar em 2013 e 2014 e Toney Freeman , 2o. lugar 2013 e 5o. lugar em 2014.

Na categoria Fitness Pro, a americana Bethany Wagner Cisternino volta para defender o título. A atual campeã do Arnold Classic Brasil e 4º lugar no Arnold Classic Ohio 2015, profissional desde 2007, vai disputar com a canadense Ryall Graber, vencedora do título no Brasil em 2013. A veterana Regiane da Silva, que compete pela Alemanha, mas é cidadã brasileira, também entra na disputa. Regiane foi 2° lugar do Fitness Pro Brasil em 2013 e 2014. 

O Arnold Classic Brasil 2015 e Fitness Pro é organizado pela International Federation of Bodybuilding & Fitness (IFBB) com realização da Savaget & Excalibur. Tem patrocínio Master da Probiótica e patrocínio Diamond da Black Skull. O evento também tem patrocínio oficial Bronze da Jantana e da PGS Brasil, apoios da Corpo Ideal e RSS Fitness equipamentos e academia oficial Praia Fitness.

Atletas Bodybuilding PRO
Brandon Curry - Estados Unidos
Cedric McMillan - Estados Unidos
Fred Smalls - Estados Unidos
Jose Luiz Rodriguez - Colômbia
Juan Diesel Morel - Estados Unidos
Lionel Beyeke - França
Marius Dohne - África do Sul
Mamdouh Elssbiay (Big Ramy) - Egito
Toney Freeman - Estados Unidos
Victor Martinez - República Dominicana

Atletas Fitness PRO
Ashley Sebera - Estados Unidos
Bethany Wagner Cisternino - Estados Unidos
Marta Aguiar - Uruguai
Michelle Blank - Estados Unidos
Myriam Capes - Canadá
Regiane Da Silva - Alemanha
Ryall Graber - Canadá
Tanji Johnson - Estados Unidos


Bodybuilding Pro - Arnold Classic Brasil
Data: 30 de maio de 2015
Local: Riocentro - Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca
Abertura dos portões: 17h // Pre-judging: 17h30 // Finais: 19h
Classificação: a partir de 16 anos // 8 a 15 anos acompanhado
Ingressos: http://premier.ticketsforfun.com.br/ (a partir de maio)

Sobre o Arnold Classic Brasil 2015

Entre os dias 29 e 31 de maio, o Rio de Janeiro vai respirar esporte e saúde com o Arnold Classic Brasil 2015, evento mundial chancelado pelo ator Arnold Schwarzenegger, que reúne competições esportivas, performances, feira de negócios e congresso técnico. Este ano, pela primeira vez, todas as etapas do Arnold Classic Brasil acontecem no Riocentro. Mais de 10 mil atletas amadores e profissionais do mundo todo são esperados para participar em mais de 30 modalidades esportivas. O Arnold Classic Brasil é organizado pela Savaget & Excalibur, com patrocínio Diamond da Black Skull, Integralmédica e Probiótica e patrocínio Gold, da Champion e Lupo Sport, além de patrocínio da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento tem apoio da BPI Sports e apoio institucional da Abrese, Apex Brasil, Abenutri, Brasnutri, ABIH, Brazilian Sports, IFBB RJ e IFBB Brasil.

Sobre o Arnold Sports Festival

O Arnold Sports Festival foi criado há 27 anos por Arnold Schwarzenegger e Jim Lorimer, em Ohio (EUA), se tornando o maior evento multiesportivo do mundo. Desde 2011 o evento vem expandindo suas fronteiras. Primeiro ganhou uma versão europeia, o Arnold Classic Europe, que já teve três edições em Madri (Espanha). Em seguida foi a vez de o Rio de Janeiro sediar a edição da América Latina, que acontece pelo terceiro ano consecutivo. Em março de 2015, a Austrália sediou o evento pela primeira vez. Para maio de 2016 já está confirmada a primeira edição da África, na África do Sul, e a China está sendo estudada como sede para o primeiro evento na Ásia.

Serviço Arnold Classic Brasil
Data: 29 a 31 de maio
Local: Riocentro - Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca
Horários: 
29 e 30 | sexta e sábado (Profissionais do setor: das 10h às 14h / Visitantes: das 14h às 20h)
31 | domingo (Visitantes e Profissionais do setor: das 10h às 18h)

Mais informações:
RPM Comunicação
Flavia Flores - flavia@rpmcom.com.br
Tel: (21) 3478-7404 / 98272-2320
Tel: (21) 3478-7409 / 98139-4169

Estado do Rio reconstrói mais de 90 pontes na Região Serrana

Ponte Secretário - Petrópolis RJ
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
Rio de Janeiro, 20 de abril de 2015
Núcleo de Imprensa

Estado reconstrói mais de 90 pontes na Região Serrana 
Vinte e quatro passagens foram vistoriadas pelo governador nesta segunda-feira

O Governo do Estado está reconstruindo 92 pontes na Região Serrana, beneficiando o escoamento da produção agropecuária e industrial dos municípios prejudicados pelas enchentes de janeiro de 2011. Nesta segunda-feira (20/4), o governador Luiz Fernando Pezão e uma equipe de técnicos vistoriaram 24 acessos importantes das cidades de Petrópolis e Sumidouro, reconstruídos em parceria com o governo federal e o Banco Mundial. No início do mês, o governador visitou pontes em Teresópolis, Nova Friburgo e Bom Jardim. 

– Estou muito satisfeito em retornar a essa região e ver a qualidade das pontes que estão devolvendo a cidadania e a dignidade para a população. Quero ir a todas as pontes que reconstruímos e assumir o compromisso de erguer outras, substituindo as de madeira e gerando economia para as cidades – disse o governador.

Foram aplicados R$ 101,7 milhões para a recuperação das 92 pontes. As obras estão sendo executadas pelas secretarias de Obras e de Agricultura e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Do total, já foram entregues 82 pontes. As 10 restantes deverão ficar prontas ainda este ano. Além dessas 92, o DER e a Secretaria de Agricultura reconstruiu outros acessos e pontilhões, com recursos próprios.

Em Sumidouro, foram vistoriadas 16 pontes, 12 reconstruídas pela Secretaria de Agricultura e quatro pelo DER: Dona Mariana sobre o Córrego Vermelho I e II; Sertão da Cascata; Caramandu; Soledade II; Benfica; Botafogo; sobre o Rio Lambari; São Lourenço de Cima; São Lourenço de Baixo; sobre o Rio Paquequer I e II; sobre o Córrego da Porteira Verde; Piedade; Soledade III e Soledade continuação.

– Essas melhorias são fundamentais para o agricultor porque sua produção é essencial para a economia da cidade. Hoje, 80% da nossa população reside na zona rural e essas ações são fundamentais para fixar o homem no campo, porque é ele que leva alimentação para as capitais e outras cidades – ressaltou o prefeito de Sumidouro, Juarez Gonçalves.

Em Sumidouro, as antigas pontes de madeira foram substituídas por estruturas de alvenaria, aumentando a segurança da população e garantindo o escoamento da produção de hortaliças, frutas e carnes.

– Estou muito feliz com as pontes novas. As antigas eram de madeira e desabavam com as chuvas fortes – afirmou Alan da Silva, produtor rural da região de São Lourenço, de 30 anos.
Ponte Rio Lambari - Sumidouro RJ

Acessos ampliam produtividade na Serra

Em Petrópolis, o governador visitou seis pontes reconstruídas pelo DER – cinco no Vale do Cuiabá e uma no distrito de Secretário – e duas passarelas erguidas pela Secretaria de Obras, no distrito de Correas.

Os acessos recuperados são: Córrego do Brejal I e II, na Estrada das Peras; RJ-123, no distrito de Secretário; Rua Geni Gomes, em Santa Mônica; passarela sobre o Rio Piabanha, em Correas; passarela sobre o Rio Santo Antônio, na localidade de Gentio; e Buraco do Sapo sobre Rio Cuiabá I e II, no Vale do Cuiabá.

O secretário de Agricultura, Christino Áureo, destacou a importância da recuperação e melhoria da infraestrutura da Região Serrana para o crescimento da produtividade de hortifrutigranjeiros e o escoamento da produção rural. As ações para reconstrução e recuperação da região permitiram a retomada da produção agrícola com melhores índices do que os registrados antes das enchentes de 2011.

– A safra de 2013/2014 foi a maior do conjunto de hortifrutigranjeiros do Estado do Rio, com crescimento de 107%, o que não seria possível sem os investimentos realizados. Agora, vamos implantar o programa Asfalto na Roça, principalmente em trechos críticos que limitam a trafegabilidade, e usando materiais que priorizam a sustentabilidade – explicou o secretário.

Para Marcelo Brito, engenheiro do DER e supervisor regional para Região Serrana, a recuperação das pontes em vias vicinais ajuda a reerguer a Serra.

– Vamos trabalhar em conjunto com as secretarias de Agricultura e de Obras em prol do homem do campo para que o produtor possa escoar sua produção com tranquilidade durante todo o ano – afirmou o engenheiro.

No distrito de Secretário, a nova ponte é mais larga do que a antiga e favorece a fluidez do tráfego e o escoamento da produção de hortaliças.

– Antes, só passava um carro por vez e a ponte estava caindo. Agora, temos um espaço seguro para a passagem dos pedestres e de bicicletas – disse o gerente de fazenda Jorge Alberto Barbosa.

Dono de um haras em Secretário há 18 anos, Paulo Romano, afirmou que a nova ponte facilitou o acesso para a BR-040 e região produtiva do distrito.

– A ponte antiga era muito estreita e perigosa para passar a cavalo, meio de transporte muito usado na região. Agora, o trânsito está seguro para o produtor rural – afirmou Paulo.
Ponte São Lourenço de Baixo - Sumidouro RJ

Fotos: Carlos Magno e Shana Reis
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Sesc Teresópolis apresenta a Peça "Porão de Baleias" dia 25/4

25/4 (Sesc Teresópolis) - Espetáculo apresenta o retrato de uma sociedade em declínio moral
Espetáculo apresenta o retrato de uma sociedade em declínio moral

Peça "Porão de Baleias" está em cartaz no Sesc Teresópolis no próximo sábado, dia 25/4

Recheado do mais negro dos humores, o espetáculo "Porão de Baleias" deixa o público em “cativeiro”. Tudo se passa num porão onde o prazer, o dinheiro, o sonho e a liberdade se misturam e se confundem com a obsessão de cada personagem ali apresentado. Daquele lugar incomum, surge uma surpresa a cada instante e os espectadores, por sua vez, passam a questionar se os bons sempre são o que parecem ser e se os maus são tão vilões como se espera. Em única apresentação, "Porão de Baleias" está em cartaz no Sesc Teresópolis, neste sábado, dia 25/4, às 20h. Os ingressos custam a partir de R$ 2 (associados Sesc). A direção é de Fred Justen.

Quando três vidas em comum e um ser perdido se cruzam numa atmosfera obscura e perigosa, tudo pode acontecer. O medo e a ganância se misturam com uma dose de inocência e desespero, tornando qualquer loucura extremamente previsível. Ação e reação se tornam totalmente inesperáveis nesse porão abandonado. "Porão de Baleias" traz à tona o lado perverso do ser humano e tudo é sentido ao contrário. A mão que afaga é a mesma que sufoca. A escuridão e o frio de um porão transformam-se num habitat selvagem, em que um arpão com granada explosiva é lançado contra baleias perdidas num rio que jamais se encontrará com o mar. O espetáculo é uma tragicomédia escrita por William Esteves, que também interpreta o personagem central da trama, Arthur. O restante do elenco é formado por Andrea Dutra, Fabio Branco e Mauricio Manzini.

A Satura Cia. de Teatro (antiga Cia. Vem que Tem) foi criada em 1993, pelo ator e diretor Fred Justen, a partir de um grupo de amigos, estudantes de teatro, para montagem de um primeiro texto em que assinava a direção. Desde então, vem realizando diversas montagens em festivais e temporadas com diferentes elencos percorrendo as regiões Sul e Sudeste. A Cia iniciou o ano de 2015 com participação no Festival de Teatro de Curitiba – FRINGE.
Sesc Teresópolis apresenta a Peça "Porão de Baleias" dia 25/4

Serviço
"Porão de Baleias"
Sesc Teresópolis: Avenida Delfim Moreira, 749, Várzea. (21) 2743-6959
25/4/2015 (sábado), às 20h.
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$ 2 (associados Sesc); R$ 4 (meia entrada); e R$ 8 (inteira)
Duração: 90 minutos

Ficha Técnica:
Texto: William Esteves
Direção: Fred Justen
Elenco: Andrea Dutra, Fabio Branco, Mauricio Manzini e William Esteves
Iluminação: Fabio Branco
Cenário: William Esteves e Flavia Miranda
Figurinos: Flavia Miranda
Visagismo: Fabiano Kaipert
Costureira: Sirlete Macedo
Marcenaria: Renato Haubrigh
Fotos:Tiago Vieira
Fonte:Gilson Jr. / Sesc Rio

Trip Advisor premia o Hotel Rosa dos Ventos localizado em Teresópolis com certificação por práticas de sustentabilidade

Trip Advisor premia o  Hotel Rosa dos Ventos localizado em Teresópolis com certificação por práticas de sustentabilidade
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 20 de abril de 2015
Núcleo de Imprensa

Hotel do interior fluminense recebe certificação por práticas de sustentabilidade - Prêmio foi dado pela Trip Advisor ao Hotel Rosa dos Ventos localizado em Teresópolis

O Estado do Rio de Janeiro conta a partir de agora com um estabelecimento classificado como Ecolider Platinum, a mais alta classificação existente para um hotel com práticas sustentáveis. Trata-se do Hotel Rosa dos Ventos, localizado em Teresópolis, na região turística da Serra Verde Imperial. A alta pontuação que garantiu o direito à certificação foi conquistado, após um longo trabalho da TripAdvisor, que pontua influência e variedade das ações ecológicas.

Nilo Sergio Felix, Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, esteve no hotel para acompanhar de perto o trabalho desenvolvido e parabenizar os gestores pela certificação.

- Só temos a comemorar. Um estabelecimento que cumpre todas as regras de sustentabilidade e consegue a mais alta premiação nesse setor é motivo de contentamento de todo o trade turístico. É a prova de que o estado do Rio de Janeiro está no caminho certo, oferecendo aos visitantes os melhores serviços – afirma o secretário Nilo Sergio.

O Hotel Rosa dos Ventos é um dos fundadores da Associação de Hotéis Roteiros de Charme, e um precursor das práticas ambientais com, por exemplo, a produção de adubo para sua horta orgânica. Nos jardins e trilhas há informações de natureza científica e popular da flora encontrada dentro da propriedade. Ao se hospedarem os turistas recebem, ainda, o “Guia Flora e Fauna do Hotel Rosa dos Ventos”, com informações e fotos das espécies mais encontradas.

Construído em estilo alpino junto ao Parque Estadual dos Três Picos e ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Rosa dos Ventos está localizado no Km 22 da Estrada Teresópolis – Nova Friburgo, RJ 130, no centro de um parque privativo de 100 hectares a 1.250 m de altitude, oferecendo aos seus hóspedes o clima temperado e ameno das estâncias climáticas, favorecido pela Mata Atlântica preservada.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Polo gastronômico do Sebrae em Teresópolis propõem Planejamento Estratégico para o turismo

001 Cristina Andriolo do Sebrae apresenta inicio Planejamento Estrategico 2015
Polo gastronômico do Sebrae em Teresópolis propõem Planejamento Estratégico para o turismo - Empresários do setor gastronômico, turístico e cultural se unem em torno de um planejamento estratégico para a cidade serrana

Teresópolis, 20 de abril de 2015

Aproveitando a oportunidade oferecida pelo Sebrae/RJ em 2014, dentro do Projeto Sebrae na Mesa, proposto para todo o Estado do Rio de Janeiro, com grande sucesso em algumas cidades, tendo o Polo do Lido como referência, alguns empreendedores da cidade resolveram apostar nessa união com mais dois outros segmentos (cultura e turismo) e criaram o Polo Teresópolis.

Eles querem ser reconhecidos como um polo de excelência, gerando riqueza e desenvolvimento sustentável através do fortalecimento do grupo com muita capacitação empresarial e fomento nessa vocação que a cidade já tem. Só não estava organizado.

Desde então, organizam encontros semanais e desenvolvem ações com foco estratégico nos eixos do associativismo, capacitação, comunicação e marketing, infraestrutura e relações com as várias instâncias do poder público.

Na última semana (14 de abril), apresentaram para lideranças locais, autoridades, convidados e possíveis novos parceiros, seu Planejamento Estratégico 2015. O local escolhido, o espaço de festas e eventos corporativos, Hall Center, ficou pequeno para os muito amigos e interessados nessa novidade que promete agitar o setor daqui para frente.

Já tendo realizado no fim do ano passado cursos de capacitação e o evento, Mostra Natalina, que inovou com apresentação de autos de Natal entoados por um coral da cidade, eles agora querem partir para um grande fórum, concursos de culinária e festivais gastronômicos. 

O secretário municipal de turismo de Teresópolis, Ronaldo Fialho, destacou a iniciativa do grupo. “Venho participando das reuniões do Polo Teresópolis e essa iniciativa é realmente uma forma muito interessante de se valorizar a nossa gastronomia, que já é famosa em toda a região. As ações também buscam a valorização dos artistas teresopolitanos e dos nossos pontos turísticos, reforçando a economia da cidade”, disse Fialho.

Já a gestora estadual do Sebrae/RJ para o setor, Louise Nogueira, falou sobre um novo aplicativo que o Sebrae vai lançar para os visitantes conhecerem as várias opções dos Polos do Rio através de smartphones e também elogiou o “profissionalismo do grupo pelo evento” e a coordenação de Teresópolis, a cargo de Cristina Andriolo. O Polo também acaba de ganhar reforço com a chegada do novo consultor do Sebrae, Flávio Gueiros, que já tem experiência na área.
002 Polo Teresopolis evento em 14 de abril apresentacao Planejamento Estrategico 2015
003 Grupo de trabalho do Planejamento Estrategico 2015
004 Mostra Natalina do Polo Teresopolis005 Polo Teresopolis evento em 14 de abril apresentacao Planejamento Estrategico 2015

Sobre o Polo

O Polo Teresópolis teve suas atividades iniciadas em março de 2014, dentro do Projeto Sebrae na Mesa, proposto para todo o Estado do Rio de Janeiro pela entidade e que visa desenvolver e implementar soluções para a gastronomia. É composto por empresários, empreendedores, agentes culturais e prestadores de serviços do trade do turismo, além de parceiros e dos consultores viabilizados pelo Sebrae/RJ. Em Teresópolis, planeja e realiza ações que vão desde cursos de capacitação aos seus membros e seus colaboradores tais como os de atendimento ao cliente (turista) a eventos voltados para a gastronomia, sempre associados à cultura e ao turismo. Os encontros semanais acontecem sempre em cada um dos empreendimentos de seus participantes e apoiadores para melhor integração do grupo.

Confira algumas empresas e entidades que apoiam o Polo Teresópolis e participe entrando em contato com o Sebrae:

Instituições
Sebrae (21) 2643-4979 (Teresópolis)
ACIAT - Associação Comercial de Teresópolis (21) 2643-4767
TCVB – Teresópolis Conventions & Visitors Bureau (www.teresopolisconvention.com.br)

Restaurantes
Botânia restaurante e pousada (21) 2642-8838
Orégano Bistrô (21) 98253-7189
Villa da Picanha (21) 2641-7507
Novilho de Ouro (21) 2644-5267
Sanchopanza gastronomia mexicana (21) 2642-6760
Vila Sankt Gallen cervejaria/restaurante (21) 2642-1575
Sabor na Praça restaurante (21) 2741-2195
Don Phillipe Gastronomia (21) 2641-4230
Fazenda Genève/restaurante/queijaria (21) 3643-6391

Hotéis e pousadas
Hotel INTERCITY (21) 2741-4000
Hotel Bel Air (21) 2644-5700
HospedaBia (21) 3097-2328 
Vila Juliano Pousada Guest House (21) 98601-6987

Cafeterias
Bombom (21) 2742-1698
Cheirim de Café (21) 99613-1728
Maria Torta Café (21) 2741-1342

Diversos
Transporte receptivo e táxis Léo Limonge (21) 99788-5659
Casas das Letras (21) 3097-1154
Coaching Para Mudar (www.coachingparamudar.com.br)
Ativaideias (21)2642-3809
Canal 7 (21) 2643-5080
Roteiro Serras Cariocas (www.roteiroserrascariocas.como.br)
Dunia Turismo (21) 2742-9125
Caminhos em Artes (caminhosemartes@terra.com.br)
ShoppMídia Agência de Comunicação (21) 2741-7776

006 Polo Teresopolis evento em 14 de abril apresentacao Planejamento Estrategico 2015

Fotos: Divulgação
Fonte:Ricardo Raposo

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Toy Story neste sábado (18/04)em Teresópolis na Casa de Portugal

Toy Story neste sábado (18/04)em Teresópolis na Casa de Portugal
Toy Story neste sábado em Teresópolis

Teresópolis, 16 de abril de 2015 - Neste sábado, dia 18 de abril, será encenado na Casa de Portugal de Teresópolis o espetáculo de teatro infantil ‘Toy Story’. Com produção da Múltipla Cultural e apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, a encenação será realizada às 17h e promete agradar em cheio o público infantil.

Com duração de 50 minutos, a peça é uma adaptação baseada no sucesso do cinema. Como o próprio nome já diz, Toy Story (História de Brinquedo) mostra a realidade pelo ponto de vista deles (os brinquedos). Eles vivem no quarto de um menino de oito anos, Andy. O quarto tem um líder, o brinquedo favorito de Andy, Xerife Woody, que exerce liderança por ser o preferido do dono. O que Andy não sabe é que quando os humanos não estão olhando os brinquedos ganham vida.

Outros personagens preenchem de vida essa história: Slinky, um cão com molas; Porco, um porquinho-cofre; Sr. Cabeça de Batata, o clássico brinquedo de desmontar; Rex, um tiranossauro medroso; Betty, uma boneca de porcelana que, na verdade, é um abajur usado por Andy como donzela em perigo. O aniversário de Andy é antecipado e os brinquedos entram em pânico, com medo de serem trocados e esquecidos. É nessa hora que entra em cena Buzz Lightyear, um patrulheiro espacial que despertará o ciúme de Woody. O problema de Buzz é que ele acha realmente que é um patrulheiro espacial e, a partir daí, surgem muitas confusões e aventuras.

“Com um roteiro extraordinário, Toy Story diverte adultos e crianças desde sua criação, há mais de 10 anos. Por isso, com certeza, a versão teatral também agradará o público teresopolitano. Vale a pena conferir”, comenta o secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria da Casa de Portugal (Avenida Lúcio Meira, 850), na Pat Raquel Video Locadora (Avenida Oliveira Botelho, 47 - Alto) e na Vogue Calçados (Calçada da Fama, 98 – Centro). Mais informações: (21) 2742-1505.

Vale lembrar que no dia 25 de abril, sábado da próxima semana, às 21h, será a vez do espetáculo Encontros Impossíveis, encenado por Renato Prieto e com participação de Victor Meirelles. Texto de Rodrigo Fonseca e direção de Gustavo Gelmini. Classificação Etária: 10 anos.

Texto: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Feriados de Tiradentes e de São Jorge: Prefeitura de Teresópolis funcionará segunda, 20, e quarta, 22

TERESOPOLIS
Feriados de Tiradentes e de São Jorge:Prefeitura funcionará segunda, 20, e quarta, 22 - Serviços essenciais serão mantidos

Teresópolis, 17 de abril de 2015 – Publicado em Diário Oficial, o Decreto Municipal 4.656/2015 define o expediente da Prefeitura e repartições municipais na próxima semana, por conta do feriado nacional de Tiradentes, 21, e estadual de São Jorge, 23. Pelo decreto, o atendimento ao público será normal na segunda, 20, e na quarta, 22, das 9h às 18h. Depois, o expediente será retomado na segunda-feira, 27 de abril. Entretanto, neste período a população terá atendimento garantido em todos os serviços considerados essenciais, como coleta de lixo, emergência médica e orientação do trânsito. 

SERVIÇOS ESSENCIAIS – A coleta de lixo domiciliar será normal, inclusive nos feriados. A Defesa Civil trabalhará sem interrupção, com equipes de plantão e atendimento pelo telefone de emergência 199. O efetivo da Guarda Municipal estará nas ruas orientando o trânsito. A administração do Cemitério Municipal funcionará com plantão 24 horas. Para atendimento médico de urgência, a Unidade de Saúde 24h Dr. Eitel Haje, no bairro de São Pedro, e o Serviço de Pronto Atendimento, em Bonsucesso, funcionarão em regime de plantão. 

UPA – Instalada na Rua Tenente Luiz Meirelles, no Bom Retiro, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) funciona dia e noite, inclusive sábado, domingo e feriados, para atender os casos de urgência e de emergência de baixa e média complexidade. 

POSTOS DE SAÚDE – Postos e unidades básicas de saúde atenderão normalmente ao público na segunda, 20, e na quarta, 22. Depois, as consultas médicas ambulatoriais serão retomadas no dia 27.

EDUCAÇÃO – A rede municipal de ensino fará recesso escolar na próxima semana e, com isso, as aulas nas creches, escolas e centros municipais de educação infantil serão retomadas no dia 27.

FEIRINHA – Deste sábado, 18, até terça, 21, a Feirinha de Teresópolis, no Alto, funcionará normalmente, das 9h às 18h. Já de 22 a 24 de abril (quarta a sexta), o funcionamento será facultativo; assim, a abertura do estande ficará a critério de cada expositor. São mais de 500 estandes de moda e artesanato, além de praça de alimentação.

ESPAÇO MULHER – Com artigos variados nas áreas de alimentação, de confecção e de artesanato, o Espaço Mulher funcionará nestas sexta e sábado, dias 17 e 18, das 9h às 17h, na Praça Balthasar da Silveira - a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea. Na próxima semana, os estandes estarão funcionando nos dias 24 e 25 de abril, quando haverá oficina de maquiagem e serão oferecidos ao público, grátis, os serviços de corte de cabelo e escova.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Teresópolis programa atividades para a 13ª Semana Nacional de Museus

Espetáculo infantil “A História do Barquinho” dia 26/04/15 no Sesc Teresópolis

Espetáculo: “Acorda, amor!” dia 25/4/15 no Sesc Teresópolis

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Fórum de Turismo Serra Verde Imperial tem nova data em Teresópolis. Encontro acontece dia 5 de maio, no Hotel Alpina

Aberta a ​e​xposição ‘50 nos de Desenvolvimento Nacional’. Mostra pode ser vista até 3 de maio na Casa de Cultura Adolpho Bloch de Teresópolis

Polo Teresópolis comemora um ano. Secretário de Turismo frisa que iniciativa aquece economia local

Projeto‘Jogando pro Futuro’em Teresópolis . Representante da CBF visita o projeto no Cerom

Rota Cervejeira do Rio de Janeiro é mais um atrativo turístico do Estado

Projeto Mais Leitura amplia atuação no interior do estado do Rio

Caravana da Incubadora Rio Criativo com Cursos, palestras e consultorias começam hoje em Petrópolis

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Exposição sobre desenvolvimento nacional será aberta na segunda, 13 , em Teresópolis

 Exposição sobre desenvolvimento nacional será aberta na segunda, 13 , em Teresópolis
Exposição ‘50 anos de Desenvolvimento Nacional’ aberta a partir de segunda-feira

Teresópolis, 9 de abril de 2015 - A partir da próxima segunda-feira, dia 13 de abril, estará aberta para visitação pública na Casa de Cultura Adolpho Bloch a exposição ‘50 anos de Desenvolvimento Nacional’. Montada pelo Arquivo Nacional e trazida a Teresópolis pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, a mostra histórica traz uma série de fotografias que contam por si só o avanço brasileiro nos últimos 50 anos.

Em formato itinerante, a exposição reúne cerca de 20 paineis, englobando 80 imagens provenientes, em sua maioria, do Arquivo Nacional. Além destas, também compõem a mostra fotografias da Radiobrás e da Agência O Globo, enfatizando os aspectos econômicos que marcaram a segunda metade do século XX.

“Trata-se de uma exposição histórica, que oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer parte do acervo fotográfico do Arquivo Nacional e, ao mesmo tempo, um pouco da história política e econômica recente do país. Uma mostra que merece ser prestigiada pelo teresopolitano, principalmente estudantes. Por isso, fechamos uma parceria com a Secretaria de Educação para que boa parte dos nossos alunos tenha a oportunidade de ver de perto este rico acervo e refletir a respeito dos modelos de desenvolvimento dos últimos anos”, comenta o secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Como é direcionada à área educacional, a mostra conta com o Caderno do Professor, um guia explicativo a ser entregue aos professores que visitarem a exposição, justamente para auxilia-los na orientação aos alunos. “O ideal, inclusive, é que os professores agendem a data com a direção da Casa de Cultura para que a visita tenha melhor aproveitamento”, acrescenta Ronaldo Fialho.

A exposição é uma realização do Arquivo Nacional, com curadoria de Maria do Carmo Teixeira Rainho e coordenação local do designer gráfico Ricardo Guarilha.

O Arquivo Nacional, órgão do Ministério da Justiça, foi criado durante o Império, em 2 de janeiro de 1838. Sua missão consiste em implementar e acompanhar a política nacional de arquivos, por meio da gestão, recolhimento, tratamento técnico, preservação e difusão do patrimônio documental do país.

Montada na galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch, a mostra ‘50 anos de Desenvolvimento Nacional’ poderá ser vista pelo público até o dia 3 de maio, de segunda a sábado, das 10h às 18h. Agendamentos de grupos de estudantes podem ser feitos através do telefone (21) 2644-4092.

Texto: Geórgia Jahara
Arte: Ricardo Guarilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Soarte e a Ação 'Viva a Arte' movimenta centro da cidade neste sábado,em Teresópolis

Soarte e a Ação 'Viva a Arte' movimenta centro da cidade neste sábado,em Teresópolis
Ação 'Viva a Arte' movimenta centro da cidade neste sábado

Teresópolis, 8 de abril de 2015 - Neste sábado, dia 11 de abril, acontece na Calçada da Fama, no centro, das 9h às 12h, a ação ‘Viva a arte – I Encontro Infantil de Pintura’. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Sociedade dos Artistas de Teresópolis (Soarte), o evento faz parte da segunda edição do projeto ‘Arte na Rua’, lançado em fevereiro pela Cultura, e contará com diversas atividades, incluindo performances circenses e espaço gratuito para pinturas infantis.

A ação promete chamar a atenção de quem passar pela Calçada da Fama. No local, será montada uma tenda, onde crianças participantes farão pinturas diversas, tendo como temas a importância da água, a preservação da natureza e o meio ambiente de Teresópolis. As pinturas serão realizadas com tinta guache em seis lonas recicladas. Além da atividade, o evento contará com a participação dos alunos do curso de circo da Secretaria de Cultura, com performances de palhaçaria e malabarismo.

O resultado dos trabalhos das crianças será exposto na Casa de Cultura Adolpho Bloch a partir do dia 8 de maio, quando terá início o 2º Salão Gente Jovem, marcando as comemorações pelo 32º aniversário da Soarte. O salão contará com dezenas de trabalhos, confeccionados por jovens artistas de Teresópolis, que ficarão abertos à visitação na galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch entre os dias 8 e 30 de maio, com direito à premiação.

“Teremos uma manhã diferente neste sábado, com grande movimentação na Calçada da Fama. Aberta ao público, a atividade sociocultural, de teor artístico, aborda a sustentabilidade e pretende despertar o interesse das crianças pelas artes plásticas, além, é claro, de fomentar a cultura do município como um todo. Vale a pena conferir”, convida o secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Texto: Geórgia Jahara
Arte: Ricardo Guarilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis