Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Aeroporto do Rio recebe treinamento integrado das Forças de Segurança

Aeroporto do Rio recebe treinamento integrado das Forças de Segurança
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro, 19 de julho de 2016
Núcleo de Imprensa

Aeroporto do Rio recebe treinamento integrado das Forças de Segurança

Polícias Civil e Militar participaram de simulado no Galeão para os Jogos Olímpicos

As Forças de Segurança e Defesa que atuarão nas Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016 realizaram, nesta quarta-feira (19/7), treinamento integrado de enfrentamento a ameaças externas no RIOgaleão / Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Zona Norte do Rio. O objetivo da ação, coordenada pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça e Cidadania (SESGE/MJC) – em parceria com a Polícia Federal e a Secretaria de Segurança – foi alinhar procedimentos e colocar em prática o plano e as ações de resposta em um cenário crítico visando às competições.

A operação em conjunto começa efetivamente na segunda-feira (25/7), com o reforço de cerca de 1,2 mil profissionais das polícias Militar e Civil; Força Aérea Brasileira (FAB); Exército Brasileiro; Guarda Municipal; Departamento de Transportes Rodoviários do Rio (Detro); Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); Receita Federal; e funcionários da concessionária que administra o aeroporto. Se necessário, serão aplicados todos os protocolos previamente estabelecidos.

– Esse é o início de um novo ciclo para o aumento da segurança. Nos preparamos para receber uma grande festa e o terrorismo é um risco inerente às Olimpíadas. As Forças de Segurança e Defesa estão absolutamente preparadas, seguindo os mesmos protocolos praticados mundo afora, principalmente em países que têm experiência no combate ao terrorismo. Naturalmente, o nível de alerta aumenta ao longo dos Jogos e as forças de Inteligência têm trabalhado intensamente e trocado informações com Inteligências do mundo inteiro. No entanto, enquanto não houver ameaça concreta ao Brasil, não vamos dar sinais de pânico – afirmou o coordenador da Sesge, Cristiano Sampaio.

Protocolos

Durante a Rio 2016, por causa do aumento de voos e passageiros, a Polícia Federal vai coordenar as atividades de segurança na área interna do aeroporto, com a aplicação de ações de prevenção e repressão às possíveis ameaças. A FAB vai patrulhar o perímetro externo continuamente, de 24 de julho a 20 de setembro. As demais Forças de Segurança e Defesa serão acionadas sempre que necessário.

Nesta quarta-feira, foi realizado um simulado de abandono de mala e acionados os protocolos de Inteligência, emprego de cães farejadores de explosivos e drogas, e acionamento do esquadrão antibombas. No treinamento, a equipe policial que atua na rotina do aeroporto foi acionada para verificar um alerta real sobre malas esquecidas em um dos terminais, e seguiu os procedimentos que serão usados durante os Jogos. De acordo com o delegado da Polícia Federal Fábio Andrade, em média 30 objetos são esquecidos diariamente.

- Seguimos os protocolos de segurança das forças envolvidas na operação e pudemos verificar os procedimentos de vigilância eletrônica, tempo de resposta e eventual acionamento de contingência de outra força de defesa e usamos todos os meios envolvidos para ensaiá-los. É importante dizer que os passageiros podem nos ajudar tendo mais atenção aos seus pertences porque seguimos um protocolo de segurança específico para cada objeto encontrado - explicou o delegado.

Fotos: Marcelo Horn
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário