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quarta-feira, 20 de julho de 2016

Olimpíadas 2016: Procon RJ lança guia tira-dúvidas em três idiomas

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 19 de julho de 2016
Núcleo de Imprensa

Olimpíadas: Procon lança guia tira-dúvidas em três idiomas
Documento está disponível em português, inglês e espanhol

Com o objetivo de facilitar a vida de turistas brasileiros e estrangeiros que virão para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro, o Procon Estadual lançou, ontem, o guia Procon-RJ nos Jogos. Em um único e leve arquivo em PDF para leitura, que pode ser baixado para o celular, o consumidor terá acesso aos seus direitos básicos e às principais regras das relações de consumo. Ele pode optar por baixar o arquivo em português, inglês ou espanhol. No documento, os direitos estão separados por temas, como hospedagem, pontos turísticos e vida noturna.

As dicas foram resumidas em pequenos tópicos, com linguagem simples, direta e moderna. Uma vez baixado o arquivo, não é preciso estar conectado à internet para acessar o conteúdo. As únicas exceções são as cartilhas do Procon Estadual sobre temas específicos, como táxis, comércio eletrônico e restaurantes, além do próprio Código de Defesa do Consumidor (CDC) na íntegra. Nesses casos, o arquivo traz links que permitem o download desse material. Parte dele, como a cartilha dos táxis e o próprio CDC, está disponível também em português, inglês e espanhol.

Para baixar o guia, basta ler com o celular o QR Code disponível no site www.procon.rj.gov.br ou acessar a página e clicar no banner Procon-RJ Nos Jogos, no lado esquerdo da tela. O guia e o QR Code foram desenvolvidos pela equipe de Projetos do Procon Estadual, sem gerar qualquer custo adicional ao Governo do Estado.

Esquemas especiais

Também foram preparadas pelo Procon ações durante as Olimpíadas e Paralimpíadas. No caso do atendimento, as reclamações ligadas diretamente aos Jogos feitas nos postos do Procon-RJ terão um prazo de resposta de até 72 horas. Também há o e-mail olimpiadas2016@procon.rj.gov.br, para receber reclamações dos consumidores durante os eventos.

Os canais tradicionais de atendimento vão funcionar normalmente, de segunda a sexta-feira, como o telefone 151, o site www.procononline.rj.gov.br e o aplicativo para celular Meu Procon-RJ. O órgão terá um canal direto com o Comitê Organizador dos Jogos para resolver problemas ligados às competições. Já os fiscais vão vistoriar o comércio nas áreas externas dos locais onde haverá competições.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

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