Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Teresópolis segue com os preparativos para a passagem da Tocha Olímpica

crédito Arquivo PMT/Jeferson Hermida: Teresópolis se prepara para evento que vai marcar a passagem da Tocha Olímpica
Teresópolis segue com os preparativos para a passagem da Tocha Olímpica

Revezamento acontece no dia 30 de julho

Teresópolis, 12 de julho de 2016 – Realizada nesta terça-feira, 12, mais uma reunião para tratar da organização das atividades para a passagem da Tocha Olímpica por Teresópolis, marcada para acontecer no dia 30 de julho. Assuntos como interdições de trânsito ao longo do percurso do revezamento, apresentação cultural e participação de bandas escolares e de estudantes das redes pública e particular de ensino foram alguns temas abordados.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo, a organização conta com a participação das secretarias de Cultura, Defesa Civil, Educação e de Segurança Pública, além de voluntários, que vêm sendo cadastrados para auxiliar o poder público.

As ações seguem determinações do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, que até o momento não autorizou a divulgação do percurso da passagem do Fogo Olímpico pela cidade.

“Faremos uma festa simples e organizada, mobilizando a população e com o mínimo de custos”, destaca o secretário municipal de Turismo, Elias Martins. Segundo ele, os secretários municipais vão adquirir uma réplica da Tocha Olímpica, que após o evento ficará disponível para fotografias. Depois, será integrada ao acervo do Museu do Esporte, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, instalada no Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão.

“As Olimpíadas são um acontecimento histórico, transmitido para o mundo inteiro. A maioria das cidades próximas ao Rio de Janeiro será beneficiada com a visita de turistas nos momentos de folga dos jogos e, com certeza, muitas pessoas terão interesse em vir a Teresópolis. E essa divulgação na mídia nacional e internacional é muito importante para impulsionar o turismo na nossa cidade”, pontuou.
 A cantora teresopolitana Mariana Pereira fará apresentações rápidas durante a passagem da Tocha Olímpica
 Secretário de Segurança Costa Velho com a subsecretária De Paula: interdições de trânsito no trajeto do Fogo Olímpico ocorrerão durante toda a manhã do dia 30 de julho

Música

Atendendo a convite, a cantora teresopolitana Mariana Pereira fará apresentações, em local e horário a serem definidos. A música ‘Aquarela do Brasil’ faz parte do repertório. Professora de música na rede privada de ensino, Mariana tem 27 anos de idade e canta desde os 18. Ela começou a carreira cantando em cerimônias de casamento e trabalhando com música religiosa católica. Hoje se apresenta em hotéis. MPB e Bossa Nova são os estilos preferidos.

“As secretarias de Turismo e de Cultura me convidaram para fazer parte desse momento da Tocha Olímpica. Eu aceitei já de primeira, nem precisei pensar. Tenho muito orgulho de ser brasileira e amo muito a cidade de Teresópolis. É uma grande alegria poder, de alguma forma, homenagear o meu país e a minha cidade através da minha arte, que eu amo tanto”, ressaltou Mariana.

Educação

Tema do projeto pedagógico realizado desde o início do ano letivo nas escolas da rede municipal de ensino, os Jogos Olímpicos foram apresentados no desfile de 6 de julho, em comemoração ao 125º Aniversário da Cidade.

E a passagem da Tocha Olímpica por Teresópolis encerrará a atividade, quando alunos das escolas municipais, desde os primeiros anos até a Educação de Jovens e Adultos, estarão posicionados em praticamente todo o percurso do revezamento para prestar homenagem. “Estudantes e bandas escolares farão performances com as cores do símbolo das Olimpíadas por onde a Tocha Olímpica passar. Não só eles, também queremos os pais participando desse momento histórico”, relatou Mara Freire, chefe do Departamento de Educação, da Secretaria Municipal de Educação. 
Mara Freire, do Departamento de Educação: estudantes farão performances e homenagens em todo o percurso

Trânsito

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e a Guarda Civil Municipal (GCM) dão continuidade ao planejamento do trânsito para o dia 30 de julho, com interdições planejadas no período de 7h às 13h, aproximadamente.

“Sessenta e cinco agentes, mais 25 voluntários da Secretaria de Defesa Civil estarão nas ruas orientando os motoristas”, explicou a comandante da GCM e subsecretária de Segurança, Renata de Paula. 

A ideia é que os condutores de veículos utilizem vias alternativas, a fim de manter a rota da Tocha Olímpica totalmente liberada. Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e voluntários estarão colaborando com a tarefa.

“A nossa preocupação é que tudo transcorra bem. Faremos o máximo para evitar transtornos. Pedimos a quem tem carro que no dia 30 de julho evite o percurso da tocha olímpica, que estará interditado entre 7h e 13h. O trajeto será divulgado em momento oportuno pelo comitê organizador”, orientou o secretário de Segurança Pública, Antonio Carlos da Costa Velho.
Secretário de Turismo Elias Martins: momento histórico vai contribuir para impulsionar o turismo em Teresópolis

Fotos – crédito AscomPMT
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário